O desafio na experiência de leitura da <i>Coleção Particular</i>: a estratégia mercadológica de uma (i)legibilidade

Autores

  • Laura Guimarães Corrêa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Comunicação
  • Valquíria Lopes Rabelo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social

Palavras-chave:

Design editorial, Análise gráfica, Colecionismo, Leitura, Consumo

Resumo

Este trabalho busca compreender como as configurações visuais e gráficas de um livro contribuem para a oferta de sentidos e a experiência de leitura, sem perder de vista os interesses mercadológicos de grupos editoriais. Para tanto, foram analisados três títulos pertencentes à Coleção Particular, publicados pela editora brasileira Cosac Naify. Os volumes apresentam recursos gráficos pouco usuais e que, em certa medida, aproximam-se do conceito de "livro de artista". Esses recursos por vezes configuram obstáculos, desafios e provocações para a leitura dos textos. Os livros que analisamos estabelecem relações conceituais com as narrativas por meio de acabamentos e materiais utilizados como formas expressivas, intencionalmente propostas, com objetivos comunicacionais. Com o título da coleção e a materialidade gráfica dos livros, a editora utiliza-se das ideias de colecionismo e singularidade como estratégias mercadológicas para diferenciar seus produtos editoriais

Biografia do Autor

Laura Guimarães Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Comunicação

Laura Guimarães Corrêa é professora no curso de graduação em Comunicação Social e no PPGCom da UFMG com vínculo à linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Desenvolve pesquisa sobre intervenções urbanas. Organizou, com Vera França, o livro "Mídia, instituições e valores" (Autêntica, 2012). Integra o GRIS e coordena o GrisPub (Grupo de estudos em publicidade, mídia e consumo).

Valquíria Lopes Rabelo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social

Valquíria Lopes Rabelo é designer e poeta. Graduada em Comunicação Social pela UFMG, é graduanda em Design Gráfico na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Downloads

Publicado

2014-06-15

Edição

Seção

Artigos