A dualidade de Santo Antão e as interpretações do imaginário social francês nas baladas de Eustache Deschamps (1365-1400)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v12i1.59360

Keywords:

Santo Antão, Representação, Imaginário.

Abstract

A partir de 1345, as diferentes comunidades europeias foram atingidas por um endêmico surto de Peste Negra, o qual teria dizimado cerca de um terço da população do continente.  Estes surtos permaneceram ciclicamente por aproximadamente 189 anos, atingindo de maneira intensa a região da atual França. As condições resultantes para a sociedade não só afetaram as condições socioeconômicas, mas também, floresceu as sensibilidades dos homens. Sob este prisma, a historiografia aponta o intensificar das crenças nos santos, visto os desequilíbrios causados pelas guerras, doenças, e pela própria construção do apocalipse nos imaginários medievais. Diante disso, analisaremos as baladas de Eustache Deschamps, objetivando compreender as relações do mundo simbólico e as representações duais de Santo Antônio do Abade, também conhecido como Santo Antão, uma vez que nos textos selecionados produzidos por Deschamps percebemos a associação desta divindade com o fogo, sendo frequentemente relacionado à punição e a cura dos homens.

References

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Solange. A religiosidade católica e a santidade do mártir. Projeto História. São Paulo, 2008.

ANDRADE, Solange. O culto aos santos: a religiosidade católica e seu hibridismo. Revista Brasileira das Religiões. 2010.

ATANÁSIO. Vida e conduta de Santo Antão. São Paulo, 2010.

BACHET, Jerôme. Diabo. In: Dicionário analítico da Idade Média. São Paulo: UNESP, 2017

BERLIOZ, Jacques. Os flagelados. In: dicionário analítico da idade média. São Paulo: UNESP, 2017.

BLANCH, Marta Nuet. San Antonio tentado por la lujuria. Dos formas de representación en la pintura de los siglos XIV y XV. Locus amoenus, n. 2, p. 111-124, 1996.

BIRABEN J-N, COFF J. La peste dans l’Europe ociddentale ET Le bassin méditerranéen. In: Annales, 1963.

BROWN, Peter. The Cult of Saint. Its Rises and Function in Latin Cristianity. Chiago: The University of Chicago Press, 1982.

BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

COQUILART, Guillaurme. Le Ouveres complète de Guillaume Coquillart. Vol.II, 1847.

DELUMEAU, Jean. História do Medo no Ocidente 1300-1800: Uma Cidade Sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 2009

DESCHAMPS, Eustache. Le Ouveres complète de Eustache Deschamps. Vol. VI, 1879.

DRUCIAK, Carmen. Os versos de Eustache Deschamps como fonte para a história cultural da França na baixa Idade Média. SAECULUM Revista de História. João Pessoa, 2018.

ÉVORA, Manuel. Santo Antão, modelo do cristão perfeito, na Vita Antonii de Santo Atanásio. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, 2015.

FLORI, Jean. Guerra Santa: Formação da Ideia de Cruzada no Ocidente. 1ª ed. Tradução de Ivone Benedetti. Campinas: Ed. Unicamp, 2013.

GAJANO, Sofia Boesch. Santidade. IN: Uma História do Corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

GATT, Raymond. The Suppression of the Order of St Anthony of Vienne in 1775. The Consequent Interactions between the Order of the Hospital and the Order of St Lazarus. In: SAVONA-VENTURA, Charles; ROSS, Michael (Ed.). Acta Historiae Sancti Lazari Ordinis - Proceedings: Sancti Lazari Ordinis Academia Internationalis. Sancti Lazari Ordinis Academia Internationalis: Malta. 2015.

GUITARD, Eugène-Humbert. Le mal des ardents et le feu Saint-Antoine : Dr Henry Chaumartin, Le mal des Ardents ou le feu de Saint-Antoine. In: Revue d'histoire de la pharmacie, 35ᵉ année, 1947.

HUIZINGA, Johan. O declínio da Idade Média. São Paulo: Verbo – Ed. Da Universidade de São Paulo, 1978.

LE GOFF, Jacques. O homem medieval. Lisboa: Presença, 1984.

LE GOFF, Jacques. Sonhos. In: Dicionário Analítico da Idade Média. São Paulo: UNESP, 2017.

OLIVEIRA, Flavio Rodrigues; OLIVEIRA, Terezinha. A Literatura e as Transformações. Sociais na Baixa Idade Média: Uma Análise da Obra o Decamerão De Boccaccio. In: Jornadas de Estudos Antigos e Medievais, 2011.

OLLAQUINDIA, Ricardo. La orden hospitalaria de San Antonio en Navarra. In: Cuadernos de etnología y etnografía de Navarra. Catalunha: Universidade da Rioja, 1999.

QUÍRICO, Tamara. Peste Negra e escatológica: os efeitos da expectativa da morte sobre a religiosidade do século XIV. In: Revista Eletrônica de História Antiga e Medieval, 2012.

QUÍRICO, Tâmara. As funções do Juízo final como imagem religiosa. In: História [versão online], v.29. São Paulo, 2010.

ROSAS, Lucia. O eremitério Os santos em Sendim/Picote. In: DOURO – Estudos & Documentos, vol. V., 2000.

RUST, Leandro. Jacques Le Goff e as Representações do Tempo na Idade Média. IN: Revista de História e Estudos Culturais, 2008.

SANTOS, Márcia; DUARTE, Teresinha. A escrita hagiográfica medieval e a formação da memória dos santos e santas católicos. In: Fazendo gênero nove: Diásporas, diversidades, deslocamentos. Paraná: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

SILVA, Ruy; BORDIN, Reginaldo. Santo atanásio: a formação do homem no cristianismo primitivo. In: V Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica. Paraná: Unicesamar, 2010.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SUARÉZ, Isabel. El fuego de San Antonio: estudio del ergotismo en la pintura del bosco IN: Consejo Superior de Investigaciones Científicas Licencia Creative Commons. Madrid, 1996.

VAUCHEZ, André. Santidade. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1987.

VAUCHEZ, André. La sainteté em Occident aux derniers siècles du Moyen Age. Rome: École français de Rome, 1988.

VARAZZE, Jacopo. A Legenda Dourada. São Paulo: Companhia de Letras, 2018.

VECCHIO, Carla. Pecado. In: Dicionário Analítico da Idade Média. São Paulo: UNESP, 2017

Published

2024-04-05

Issue

Section

Artigos