Viagens à volta do mundo: uma proposta de leitura – entre Portugal e Brasil – para a promoção da interculturalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a18476

Palavras-chave:

livro-álbum, leitura, mundo, diversidade, interculturalidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de três livros-álbum oriundos de países diferentes (Portugal, Brasil e França), construídos com base na recriação da diversidade paisagística, cultural e geográfica do mundo, a partir dos quais são propostas atividades de leitura passíveis de ser realizadas com crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico (Portugal) e primeiro segmento do Ensino Fundamental (Brasil), tendo em vista a promoção da consciência intercultural. Ao apresentarem uma estrutura que foge ao modelo narrativo mais tradicional, os três álbuns configuram uma tipologia que cruza aspetos do álbum portefólio ou catálogo (RAMOS, 2011), com o livro-jogo (SILVA, 2017; 2016), desafiando os leitores a fazerem uma leitura combinada das múltiplas informações por eles fornecidas. Construídos em torno do tópico da variedade e da diversidade do mundo, entendido como espaço global e partilhado pela humanidade, constituem formas de valorização da pluralidade e da diferença, convidando à descoberta de outros espaços e culturas.

Biografia do Autor

Ana Margarida Ramos, Universidade de Aveiro (Portugal)

Professora Auxiliar. Departamento de Línguas e Culturas. Universidade de Aveiro

Margareth Silva de Mattos, Universidade Federal Fluminense (Brasil) / Universidade de Aveiro (Portugal)

Professora Titular de Ensino Básico da Universidade Federal Fluminense. Pós-doutoranda da Universidade de Aveiro.

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Publicado

2020-05-10

Edição

Seção

Literatura infanto-juvenil, entre o literário e o pedagógico, o tradicional e o contemporâneo