Literatura infanto-juvenil brasileira contemporânea e o continente africano: um olhar pós-colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a19216

Palavras-chave:

Literatura infanto-juvenil. África. Estudos pós-coloniais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a atual produção literária infanto-juvenil brasileira a partir de alguns pressupostos da teoria pós-colonial, defendendo, para tanto, a importância da incorporação da história e da cultura africana no plano da representação estética. Ao adotarmos a perspectiva pós-colonial, assumimos a necessidade de essa produção literária afirmar-se como uma enunciação que confere legitimidade à cultura do outro, por meio de um outro olhar que se instaura e se impõe como uma voz literária autêntica.

Biografia do Autor

Maurício Silva, Universidade Nove de Julho

Graduado em Letras-Português pela Universidade de São Paulo (1990). Mestre em Letras Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1995). Doutor em Letras Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2005). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Líder de pesquisa do grupo Literatura e Razões Literárias, vinculado à Universidade Nove de Julho e certificado pelo CNPq. Membro do Comitê Científico Multidisciplinar da Universidade Nove de Julho. Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL).

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Publicado

2020-05-10

Edição

Seção

Literatura infanto-juvenil e outras artes em diálogo