Literatura para a infância e amor pela leitura: a sustentabilidade do cuidar em ‘A árvore da escola’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a19536

Palavras-chave:

literatura para a infância, livro-álbum, ilustração, cuidar, cidadania.

Resumo

Há, atualmente, um conjunto crescente de pesquisas que enfatizam o papel fundamental desempenhado pela literatura para a infância no âmbito da motivação para a leitura e da formação de leitores. Os livros-álbum têm sido crescentemente foco de atenção por promoverem interações profícuas e versáteis entre texto e ilustração, exigindo a participação dos leitores e estimulando a criatividade, bem como o amor pela leitura. Neste ensaio, focamos a nossa atenção em A árvore da escola, de Antonio Sandoval, com ilustrações de Emilio Urberuaga, com o objetivo de atentar no rico e diversificado diálogo promovido pela aliança entre texto/ ilustração, englobando um compromisso de educação para a cidadania e para o cuidado, que implica atribuir um lugar primordial à Literatura no cerne da Educação. Concluímos que a interação texto/ilustração assume um caráter muito relevante, permitindo aos leitores compreender o caráter multidimensional da generosidade, promovendo novas formas de nos olharmos no mundo.

Biografia do Autor

Dulce Melão, Escola Superior de Educação de Viseu / Instituto Politécnico de Viseu

Doutora em Educação. Mestre em Literatura Portuguesa e Mestre em Literatura Inglesa (Nineteenth Century Literary Resarch). Membro do Departamento de Ciências da Linguagem da Escola Superior de Educação de Viseu; Membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Inovação - CI&DEI). Interesses de investigação: leitura; representações; literatura Portuguesa; educação literária; livros-álbum.

Referências

Referências bibliográficas

ABREU, Rodrigo Abril de. Medo do quê? Lisboa: Editorial Presença, 2016.

ALBOROUGH, Jed. Hug. Cambridge: Candlewick Press, 2009.

AMARAL, Ana Luísa. Como tu. Vila do Conde: Booklândia, 2012.

ANDRADE, Eugénio. Vertentes do olhar. Lisboa: Assírio & Alvim, 2016.

BUESCU, Helena, MORAIS, José, ROCHA, Maria Regina & MAGALHÃES, Violante. Programa e metas curriculares de Português do ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2015.

CALI, Davide. Eu espero… (Tradução de Miguel Gouveia; Ilustrações de Serge Bloch). Figueira da Foz: Bruaá Editora, 2008.

CARVALHO, Bernardo. Praia-Mar. Carcavelos, Planeta Tangerina, 2011.

CIRAOLO, Simona. Quero um abraço (Tradução de Rui Lopes). Lisboa: Orfeu Negro, 2.º edição, 2017.

COUTO, Mia. O fio das missangas. 9.ed. Lisboa: Caminho, 2016.

CRÉPU, Michel. «Esse vício ainda impune». In: STEINER, G, O silêncio dos livros (Tradução de Margarida Sérvulo Correia). Lisboa: Gradiva, 2012, p. 53-71.

DIAS, Maria Ana Peixe & ROSÁRIO, Inês Teixeira do. Lá fora (Ilustrações de Bernardo Carvalho). Carcavelos: Planeta Tangerina, 2014.

GENETTE, Gérard. Seuils. Paris: Éditions du Seuil, 1987,

JEFFERS, Oliver. O coração e a garrafa (Tradução de Rui Lopes). Lisboa: Orfeu Negro.

JÚDICE, Nuno. A matéria do poema. Lisboa: Publicações D. Quixote, 2008.

LOPES, Adília. Estar em casa. Lisboa: Assírio & Alvim, 2018.

MARTINS, Isabel Minhós. Cem sementes que voaram (Ilustrações de Yara Kono). Carcavelos: Planeta Tangerina, 2017.

______________________ O livro dos quintais (Ilustrações de Bernardo Carvalho). Carcavelos: Planeta Tangerina, 2010.

MARTINS, Isabel Minhós & PEDROSA, Maria Manuel. Cá dentro (Ilustrações de Madalena Matoso). Carcavelos: Planeta Tangerina, 2017.

MENDES, Teresa & VELOSA, Marta. Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Pro-posições, Campinas, vol. 27, n.º 2, p. 115-132. Disponível em < www.scielo.br/pdf/pp/v27n2/1980-6248-pp-27-02-00115.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.

NIKOLAJEVA, Maria & SCOTT, Carole. How picturebooks work. New-York: Garland Publishing, 2001.

ONDJAKI. Há prendisajens com o xão. 3.ed. Lisboa: Caminho, 2008.

ONDJAKI. Ynari. A menina das cinco tranças. 4.ed. (Ilustrações de Danuta Wojciechowska). Lisboa: Caminho, 2011.

ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil (Tradução de Margarida Piriquito). Matosinhos: Kalandraka, 2016.

PATROCÍNIO, Tomás. A educação e a cidadania na era das redes infocomunicacionais. Revista FACED, Salvador, n.º 15, p. 47-62, 2009. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rfaced/article/viewArticle/3287>. Acesso em: 11 out. 2017.

PINA, Manuel António A. Dito em voz alta. Entrevistas sobre literatura, isto é, sobre tudo. Lisboa: DOCUMENTA, 2016.

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Decreto-lei n.º 55/2018, de 6 de julho de 2018. Diário da República, 1.ª série, n.º 129, p. 2928-2943, 2018.

RAMOS, Ana Margarida. Literatura para a infância e ilustração. Porto: Tropelias & Companhia, 2010.

RODRÍGUEZ, Fernando Vásquez. Elementos para una lectura del libro álbum. Enunciación, vol.19, n.º 2, p. 333-345, 2014. Disponível em: <http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/enunc/article/view/8255/10077>. Acesso em: 14 mar. 2018.

SALDANHA, Ana. Gato procura-se (Ilustrações de Yara Kono). Lisboa: Presença, 2015.

SOTTO-MAYOR, Gabriela. Ilustração de livros de LIJ em Portugal na primeira década do século XXI: caracterização, tipificação e tendências. Porto: Tropelias & Companhia, 2016.

SANDOVAL, Antonio. A árvore da escola (Tradução de Elisabete Ramos; Ilustrações de Emilio Urberuaga). Matosinhos: Kalandraka, 2016.

SILVERSTEIN, Sheil. A árvore generosa. Figueira da Foz: Bruaá Editora, 2008.

WECHTEROWICZ, Przemyslaw. Hug me, please! (Illustrations by Emilia Dziubak). London: Quarto UK, 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-10

Edição

Seção

Literatura infanto-juvenil, entre o literário e o pedagógico, o tradicional e o contemporâneo