Duas vezes Helena: apontamentos sobre sua obra e sua versão em ‘Mangá’
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a19900Palavras-chave:
Helena, Machado de Assis, Mangá.Resumo
Busca-se apontar elementos que auxiliaram a adaptação da obra Helena (1876), de Machado de Assis e publicada no folhetim O Globo (1876), para seu formato em mangá produzido pela editora NewPOP (2014) usando como base a teoria da adaptação de Hutcheon (2013), análises de Braga Jr (2011) e Lipszyc (1972), bem como outros textos releventes, incluindo impressões próprias. Foi possível perceber que muitos componentes visuais e verbais da nova obra podem ser encontrados também no original, assim como outros recursos presentes em outros folhetins da época.
Referências
BRAGA JR, A. X. Desvendando o Mangá Nacional: Reprodução e Hibridização nas Histórias em Quadrinhos. Maceió: EdUFAL, 2011.
CAMPEDELLI, S.; JÚNIOR, A. Tempos da Literatura Brasileira. 10. ed. São Paulo: Círculo do livro, 1991.
CIRNE, M. _____. A linguagem dos quadrinhos. O universo estrutural de Ziraldo e Maurício de Sousa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1973.
CLAUDON, F.; HADDAD-WOTLING, K. Elementos de Literatura Comparada: teorias e métodos da abordagem comparatista. Lisboa: Inquérito, 1992.
COVALESKI, R. L. Artes e comunicação: a construção de imagens e imaginários híbridos. Galaxia Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, n° 24, p. 89-101, dez. 2012.
GRANJA, L. À Roda dos Jornais (e teatros): Machado de Assis, Escritor em Formação. 1997. 325f. Tese (Doutorado em Teoria Literária) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. 2 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
LIPSZYC, E. História em quadrinhos e seu argumento. In:________. (Org.) Shazam!. Coleção Debates. São Paulo: Perspectiva, 1972. p. 237-260
PEREIRA, A. C. Além dos olhos grandes: um estudo em mangá sobre mangá. Curitiba: Edição do autor, 2015.
PINA, P. K. C. Literatura e quadrinhos em diálogo: Adaptação e leitura hoje. Ipotesi. Juiz de Fora, v.18, n° 2, p. 149-164, jul./dez. 2014.
QUADROS, J. Curso Prático da Língua Portuguesa e Sua Literatura. 1º ed. São Paulo: Formar, 1966. 5 v., II.
SALVAIA, P. Diálogos possíveis: o folhetim Helena (1876), de Machado de Assis, no jornal O Globo. 2014. 166f. Dissertação. (Mestrado em Teoria e História Literária). Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2014a.
________. O folhetim em meio ao jornal: algumas observações sobre as possibilidades de recepção do romance Helena (1876), de Machado de Assis, através das páginas do Globo. VII Simpósio Nacional de História Cultural História cultural: escritas, circulação, leituras e recepções. Nov/2014b, p. 1-13.
STUDIO SEASONS. Helena. Adaptação da obra de Machado de Assis. São Paulo: NewPOP, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).