Literatura infantil ou da permanência do pragmatismo no espaço escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a19925

Palavras-chave:

Literatura infantil. Paradidático. Valor estético. Pragmatismo.

Resumo

Nascida com a função eminentemente pedagógica, a literatura infantil por muito tempo assumiu uma função pragmática. Narrativas, poemas, contos de fadas, todos estes gêneros traziam no seu bojo um ensinamento. Ao longo do século XX, essa perspectiva começou a mudar, sobretudo no âmbito das formulações de teóricos e escritores (PERROTI (1986), ZILBERMAN (2003), HUNT (2010), AZEVEDO (1999), etc). Por outro lado, o viés pedagogizante permaneceu ainda com força, quer no âmbito escolar, quer no âmbito de muitas publicações do mercado editorial que produz obras tidas como literárias mas que, de fato, são paradidáticas. Discutiremos neste artigo a dicotomia obra literária-obra paradidática que permeia a prática de leitura na escola, bem como avaliaremos algumas obras pontuais cujo valor estético é claramente comprometido. Apoiamo-nos teoricamente em reflexões de Cademartori (1987, 2012), Held (1980), Aguiar (2001), Costa (2007), entre outros.

Biografia do Autor

Sandrelle Rodrigues de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui Graduação em Letras pela UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba (2004) e Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino e iteratura infantil e juvenil.

Hélder Pinheiro, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professor Titular em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil e literatura de cordel. É membro do GT Literatura e ensino da ANPOLL.

Referências

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Publicado

2020-05-10

Edição

Seção

Literatura infanto-juvenil, entre o literário e o pedagógico, o tradicional e o contemporâneo