Literatura infantil ou da permanência do pragmatismo no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2018.v15n2a19925Palavras-chave:
Literatura infantil. Paradidático. Valor estético. Pragmatismo.Resumo
Nascida com a função eminentemente pedagógica, a literatura infantil por muito tempo assumiu uma função pragmática. Narrativas, poemas, contos de fadas, todos estes gêneros traziam no seu bojo um ensinamento. Ao longo do século XX, essa perspectiva começou a mudar, sobretudo no âmbito das formulações de teóricos e escritores (PERROTI (1986), ZILBERMAN (2003), HUNT (2010), AZEVEDO (1999), etc). Por outro lado, o viés pedagogizante permaneceu ainda com força, quer no âmbito escolar, quer no âmbito de muitas publicações do mercado editorial que produz obras tidas como literárias mas que, de fato, são paradidáticas. Discutiremos neste artigo a dicotomia obra literária-obra paradidática que permeia a prática de leitura na escola, bem como avaliaremos algumas obras pontuais cujo valor estético é claramente comprometido. Apoiamo-nos teoricamente em reflexões de Cademartori (1987, 2012), Held (1980), Aguiar (2001), Costa (2007), entre outros.
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