O drama estático das Três Mulheres com Máscara de Ferro: preceitos brechtianos no teatro de Agustina Bessa-Luís

Autores

  • Rodolfo Pereira Passos UNESP/FCLAr

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n2a38185

Palavras-chave:

Agustina Bessa-Luís, Brecht, Drama estático, Intertextualidade, Teatro épico.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a peça intitulada Três Mulheres com Máscara de Ferro (2014), da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís (1922-2019). É nosso intuito mobilizar os preceitos do teatro épico brechtiano para refletirmos sobre o caráter anti-ilusionista da obra em questão, uma vez que as personagens mulheres se revelam como pura ficção. Esta análise se aplica ainda ao enlace e à referência intertextual marcante com o “drama estático” O Marinheiro, de Fernando Pessoa. De modo semelhante, as peças apresentam o seguinte formato: apenas três mulheres imóveis dialogam entre si sobre a questão do ser, problematizando, fundamentalmente, a noção de realidade e de ficção.

Biografia do Autor

Rodolfo Pereira Passos, UNESP/FCLAr

Mestre em Estudos Literários pela UNESP/FCLAr, onde, atualmente, vem desenvolvendo sua pesquisa de Doutorado sobre o teatro de Agustina Bessa-Luís, sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Vicente Valentim (UFSCar), com Bolsa CAPES.

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Publicado

2020-09-22