O drama estático das Três Mulheres com Máscara de Ferro: preceitos brechtianos no teatro de Agustina Bessa-Luís
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n2a38185Keywords:
Agustina Bessa-Luís, Brecht, Drama estático, Intertextualidade, Teatro épico.Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar a peça intitulada Três Mulheres com Máscara de Ferro (2014), da escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís (1922-2019). É nosso intuito mobilizar os preceitos do teatro épico brechtiano para refletirmos sobre o caráter anti-ilusionista da obra em questão, uma vez que as personagens mulheres se revelam como pura ficção. Esta análise se aplica ainda ao enlace e à referência intertextual marcante com o “drama estático” O Marinheiro, de Fernando Pessoa. De modo semelhante, as peças apresentam o seguinte formato: apenas três mulheres imóveis dialogam entre si sobre a questão do ser, problematizando, fundamentalmente, a noção de realidade e de ficção.References
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2007.
BESSA-LUÍS. Agustina. Três Mulheres com Máscara de Ferro. Lisboa: Babel, 2014.
______. A Sibila. São Paulo: Mediafashion. Col. Folha de S. Paulo, 2017.
______. Fanny Owen. Lisboa: Relógio D´Água, 2017.
______. Vale Abraão. São Paulo. Ed Planeta, 2004.
______. Kafkiana. Lisboa: Babel, 2012.
BORGES, Jorge Luis. O livro dos seres imaginários. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BUENO, Aparecida de Fátima. “Agustina, entre a História e a Ficção” In: Estudos Agustinianos. LEÃO, Isabel Ponce de. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2009.
BULGER, Laura Fernanda. As Máscaras da Memória. Estudos em torno da obra de Agustina. Lisboa: Guimarães Editores, 1998.
BURKE, Peter. (org). A escrita da História: Novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
BRECHT, Bertold. Escritos sobre teatro. Buenos Aires: Nueva Visión, 1976.
CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. Estudo histórico-crítico dos gregos à atualidade. São Paulo: Editora Unesp, 1997.
CERDEIRA, Teresa Cristina. O avesso do bordado: Ensaios de Literatura. Lisboa: Editorial Caminho, 2000.
COSTA, Iná Camargo. Sinta o Drama. Petrópolis, RJ, Vozes, 1998.
DUMAS, Catherine. Estética e Personagens nos romances de Agustina Bessa-Luís. Porto: Campo das Letras, 2002.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2015.
GARCIA, Carla Cristina. Breve história do feminismo. São Paulo: Claridade, 2015.
GRIMAL, Pierre. Dicionário da Mitologia grega e romana. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2005.
HELENO, José Manuel. Agustina Bessa Luís: A paixão da incerteza. Lisboa: Edições Fim de Século, 2002.
JUNQUEIRA, Renata Soares. Transfigurações de Axel. Leituras de Teatro moderno em Portugal. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
LEÃO, Isabel Ponce de. Estudos Agustinianos. Porto: Univ. Fernando Pessoa, 2009.
LIMA, Isabel Pires. “Um inédito de Agustina Bessa-Luís. Três Mulheres Com Máscara de Ferro: Cristalizações do Feminino”. Posfácio. Colóquio/Letras, n. 187, 2014.
LOURENÇO, Eduardo. O canto do signo. Existência e Literatura. Lisboa: Ed. Presença, 1994.
MACHADO, Álvaro Manuel. Agustina Bessa-Luís: O Imaginário Total. Lisboa: Dom Quixote, 1983.
PEREIRA, José C. Seabra. Relances no cosmograma crítico de Agustina. Prefácio. Estudos Agustinianos. LEÃO, Isabel Ponce de. Porto: Univ. Fernando Pessoa, 2009.
PESSOA, Fernando. O Marinheiro. Lisboa: Parque Expo S.A., 1997.
______. Páginas de Estética e Teoria Literárias (textos prefaciados por G.R. Lind e J. P. Coelho) Lisboa: Ática, 1966.
SARRAZAC, Jean Pierre (org.) Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosacnaify, 2012.
______. Poética do Drama Moderno. De Ibsen a Koltés. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SCOTT, Joan. História das mulheres. A escrita da História. BURKE, Peter (org). São Paulo: Editora Unesp, 2011.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
SVENDSEN, Lars. Filosofia do Tédio. Trad. Maria Luíza X de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
TEIXEIRA, António Braz. Em torno do Teatro de Agustina Bessa-Luís. Humores e humor na obra de Agustina Bessa-Luís, (org.) MENDES, Maria do Carmo; LEÃO, Isabel Ponce de. Braga, Edições Húmus, p.21-32 set. 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).