À procura da cal e da luz na escrita de Carlos de Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v18n2a46185Keywords:
ensaio, fotografia, poéticaAbstract
Este ensaio acompanha e complementa de alguma forma o livro de fotografia Escrito com Cal e com Luz – Ensaio Fotográfico sobre a Poética de Carlos de Oliveira. Pretende descobrir e explorar as relações entre a poética visual de Carlos de Oliveira e a fotografia, tomando como foco os livros Micropaisagem, de 1968 e Finisterra de 1978 e, naturalmente, recorrendo muitas vezes à voz do poeta em O Aprendiz de Feiticeiro, a única obra onde o autor escreve sobre a sua escrita. As relações de proximidade entre a poética do autor e a fotografia foram o ponto de partida para a nossa viagem no território, que é o cenário real e imaginado de toda a obra do poeta: a Gândara.
Downloads
Additional Files
Published
2023-03-16
Issue
Section
Dossier
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).