À procura da cal e da luz na escrita de Carlos de Oliveira

Autores

  • Renato Roque FLUP - Faculdade Letras Universidade Porto

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v18n2a46185

Palavras-chave:

ensaio, fotografia, poética

Resumo

Este ensaio acompanha e complementa de alguma forma o livro de fotografia Escrito com Cal e com Luz – Ensaio Fotográfico sobre a Poética de Carlos de Oliveira. Pretende descobrir e explorar as relações entre a poética visual de Carlos de Oliveira e a fotografia, tomando como foco os livros Micropaisagem, de 1968 e Finisterra de 1978 e, naturalmente, recorrendo muitas vezes à voz do poeta em O Aprendiz de Feiticeiro, a única obra onde o autor escreve sobre a sua escrita. As relações de proximidade entre a poética do autor e a fotografia foram o ponto de partida para a nossa viagem no território, que é o cenário real e imaginado de toda a obra do poeta: a Gândara.

Biografia do Autor

Renato Roque, FLUP - Faculdade Letras Universidade Porto

 

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, opção Telecomunicações, pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto.

Realizou em 1984 o Mestrado em Sistemas Digitais e Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Foi desde os anos 80 colaborador da PT e nos últimos anos da PT Inovação, participando em diversos projectos europeus – no âmbito do Eurescom e IST.

Realizou o Mestrado em Multimédia na FEUP em 2009, onde desenvolveu a tese de dissertação Espelhos Matriciais, que originou o projecto fotográfico, a partir do retrato, com o título Arquivo de Babel.

Desde os anos 80 que desenvolve uma intensa actividade na área da fotografia e da escrita, tendo realizado inúmeros projectos fotográficos e editado diversos livros na área da fotografia e da escrita.

Frequenta a FLUP desde 2013, tendo realizado diversas UCs.

Downloads

Publicado

2023-03-16