As viagens, os regimes, os olhares: Fernando Namora na União Soviética e nos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n1a27780Palavras-chave:
Fernando Namora, Cavalgada Cinzenta, URSS Mal Amada, Bem Amada, Liberdade, Comunismo.Resumo
Em clave ensaística, contemplam-se dois livros que pertencem à ultima fase da carreira do autor português Fernando Namora: Cavalgada Cinzenta: narrativa (1977) e URSS Mal Amada, Bem Amada: crônica (1986). Com base na discussão das ligações do movimento literário neorrealista, em Portugal, a ideais do comunismo, expõem-se escalas do projeto estético de Namora e, por fim, os procedimentos de escrita empregados nas obras que dão conta de duas viagens realizadas nos anos de 1972 — a Nova Iorque; e de 1973 — à União Soviética. Privilegiando-se o segundo livro, mas sempre em contraste com o primeiro, observa-se que alguns dos valores sustentado pelo Neorrealismo e por Namora (liberdade, democracia etc.), no combate ao totalitarismo do Estado Novo em Portugal, deixam-se de lado em benefício do louvor a um regime igualmente de exceção, o comunismo soviético.
Referências
AGUIAR, J. Jorge Amado: uma biografia. S. Paulo: Tordesilhas, 2018.
CAMOCARDI, E. M. Fernando Namora: um cronista no território da ficção. Assis: ILHPA; São Paulo: HUCITEC, 1978.
CHALENDAR, P.; CHALENDAR, G. Fernando Namora: URSS Mal Amada, Bem Amada. Colóquio/Letras, Lisboa, n. 97, p.115-116, maio-jun. 1987.
______. Temas e Estruturas na Obra de Fernando Namora. Lisboa: Moraes, 1979.
DALRYMPLE, T. Viagens aos Confins do Comunismo. S. Paulo: É Realizações, 2017.
GARRETT, A. Viagens na Minha Terra. 13. ed. Lisboa: Ulisseia, 2002.
MENDONÇA, F. Fernando Namora: Cavalgada Cinzenta. Colóquio/Letras, Lisboa, n. 41, p. 84-85, jan. 1978.
NAMORA, F. Encontros: entrevistas. 4. ed. Mem Martins: Europa-América, 1998.
______. Prefácio. In: ______. Casa da Malta: novela. 13. ed. Mem Martins: Europa-América, 1988. p. 13-32.
______. URSS Mal Amada, Bem Amada: crônica. Rio de Janeiro: Nórdica, 1986.
______. Cavalgada Cinzenta: narrativa. Amadora: Bertrand, 1983.
NEVES, J. Prefácio. In: RODRIGUES, U. T. Viagem à União Soviética. Amadora: Cavalo de Ferro, 2017. p. 9-14.
______. Comunismo e Nacionalismo em Portugal: política, cultura e História no século XX. Lisboa: Tinta-da-China, 2010.
ORWELL, G. 1984. London: Penguin, 2008.
REDOL, A. Breve Memória para os que Têm Menos de 40 Anos ou para Quantos já Esqueceram o que Aconteceu em 1939. In: ______. Gaibéus: romance. 6. ed. ref. Mem Martins: Europa-América, 1965. p. 13-36.
RÉGIO, J. Páginas de Doutrina e Crítica da «Presença». Porto: Brasília, 1977.
REIS, C. (Sel.). Textos Teóricos do Neo-Realismo Português. Lisboa: Seara Nova; Comunicação, 1981.
RODRIGUES, U. T. Viagem à União Soviética. Amadora: Cavalo de Ferro, 2017.
SACRAMENTO, M. Fernando Namora. Lisboa: Arcádia, 1967.
SILVA, G. da. Alves Redol e o Grupo Neo-Realista de Vila Franca. Lisboa: Caminho, 1990.
TIAGO, M. Até Amanhã, Camaradas. 4. ed. Lisboa: Avante!, 1980.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).