METAXY lança nova chamada para o Número 7 da revista - "Gênero, Saúde e Meio Ambiente"
CHAMADA NÚMERO 7: GÊNERO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
A estruturação da economia, a política e a sociedade com base no patriarcado significam a distribuição de recursos e poder de acordo com a divisão sexual do trabalho e remontam a épocas em que a propriedade privada, o Estado e a família se consolidaram.
No entanto, levou vários séculos e múltiplas lutas para que as desigualdades e injustiças de gênero aprofundadas com as discriminações raciais e étnicas produto desta estrutura, fossem questionadas, reconhecidas e entrassem finalmente dentro escopo da filosofia crítica e da produção científica em ciências sociais. Ainda levou mais tempo para que adquirissem sua forma normativa e legal, como princípios norteadores das democracias e dos direitos humanos.
As diversas formas de resistência e as lutas de gênero intersecionadas com raça e classe, principalmente aquelas na chave crítica e decolonial, sempre transpassaram as formulações binárias, conectando com demandas pela melhora e preservação da vida, inclusão dos direitos sociais e da natureza e liberação da economia política dos cuidados de tudo o que é considerado feminizado e por isto minimizado e recluído ao espaço privado.
É assim que os estudos de gênero hoje brutalmente atacados desde perspectivas políticas reacionárias, questionam as bases de distribuição do sistema e estabelecem intersecções inovadoras com o campo das políticas públicas em saúde assim como com o cuidado e defesa do meio ambiente, direitos indispensáveis para que seja possível a vida que merece ser vivida pelo conjunto da sociedade.
Em meio à confluência das crises globais que testam os limites dos sistemas políticos legitimados, tensionam os direitos sociais efetivados e colocam em risco a vida no planeta, esta chamada para artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e trabalhos interpretativos, pretende captar a reflexão teórica, produção empírica e a diversidade de metodologias na produção acadêmica nacional e internacional.
Especificamente interessam produções acadêmicas que interseccionam os temas de gênero e diversidade sexual, saúde e meio ambiente, com as discriminações, raciais, étnicas e territoriais, com os conflitos globais e locais, urbanos e aqueles relacionados à luta pela terra, pela preservação da natureza e cuidados dos outros, da saúde social e do meio ambiente. Todas estas temáticas inseridas no campo das políticas públicas em direitos humanos.
Prazo para envio de trabalhos completos até maio de 2026.
Previsão de publicação: junho de 2026.
Orientações para submissão de artigos acesse:
https://revistas.ufrj.br/index.php/metaxy/about/submissions