METAXY: Revista Brasileira de Cultura e Políticas em Direitos Humanos

METAXY é uma revista semestral do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos do NEPP-DH/UFRJ.

A Revista busca articular diferentes linhas de pesquisa que destacam as reflexões sobre os distintos atores sociais, quer como forças de criação de direitos quer como forças de produção de conhecimentos.

Tem uma perspectiva editorial que articula teoria e prática na relação com as ações e políticas de Estado no campo dos direitos humanos.

Notícias

 

A Universidade Federal do Pará em Belém: o espaço deste encontro panamazônico

 

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu as portas da instituição para sediar o 10º Fórum Social Panamazônico (Fospa), que reunirá movimentos em defesa da vida, como comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, grupos feministas, direitos humanos , os direitos da natureza e todos aqueles que se juntam a nós no caminho para um futuro livre de destruição.

Em reunião nas dependências da Universidade, o reitor Emmanuel Tourinho e o membro da Comissão Organizadora da FOSPA, Luiz Arnaldo Campos, discutiram o processo de organização dentro do espaço universitário, para permitir a disponibilização no uso de auditórios, salas de aula e espaços livres.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) caminha junto à construção do X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), pois a instituição será palco do encontro que reúne os povos da floresta. E para receber os movimentos, a Comissão da UFPA e a Comissão de Território e Infraestrutura do X FOSPA estão organizando a logística do espaço e a estrutura física para distribuição das Casas do Saber, atividades e circulação no campus.

As reuniões de alinhamento são realizadas semanalmente e apresentam avanços na proporção do desenho de um mapa com o circuito do Fórum, que acomoda os povos que o compõem, seja na estrutura do ambiente, no aparato tecnológico, como a transmissão pela televisão , a garantia da rede de internet, a aparelhagem de som ou a organização das salas para as comissões, a coordenação e a equipa envolvida no evento.

O X FOSPA é um processo-evento que passa por várias mãos, entre elas, aquelas que abrem as portas e recebem os protagonistas do encontro. “É com muita alegria que a Universidade Federal do Pará sediará o X Fórum Social Pan-Amazônico. Temos orgulho de ser território de um evento que fará eco das diversas vozes dos povos da Amazônia e da ciência que aqui se produz”, destacou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Fonte: http://www.forosocialpanamazonico.com/la-universidad-federal-de-para-en-belem-el-espacio-de-este-encuentro-panamazonico/

 
Publicado: 2022-06-09
 

METAXY lança nova chamada para o Número 5 da revista - "Medo e a Crueldade como Dispositivos (Necro)Políticos da Contemporaneidade"

 

Na longa duração da modernidade o medo tem sido uma força motriz da ordem. O contexto nacional e internacional alimentam a tendência para a uma transição de época, que inverte e perverte as relações com o outro. Processos relacionados de abandono de garantias legais produzem uma espécie de “vida nua”, afetada pela intensidade da crueldade, impulsionada pelo gozo punitivo, administrada pelo medo que desencadeia práticas de violência material e simbólica sem máscaras. Em outros campos, conceitos sobre “a nação”, “a família”, “a liberdade” e até “a democracia” são mobilizados e manipulados para silenciar denuncias contra processos violentos em curso em múltiplos planos políticos, econômicos e sociais. Neste cenário, é preciso pensar na “forma Estado” a partir dos monopólios da violência material e simbólica que resultam da percepção do aprofundamento de uma crise orgânica, que bloqueia mudanças voltadas para o bem-estar coletivo.

Como agir quando medo e o trauma definem a cena contemporânea? Como entender a afirmação de que vivemos sob a síndrome do pânico? Como lutar para respeito à diferença e garantir diversidade num contexto que a diferença tem virado um objeto de ódio e guerra?
Para este número abrimos esta chamada para artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e trabalhos iconográficos e fotográficos que exploram essas perguntas e a temática Medo e a Crueldade como Dispositivos (Necro)Políticos da Contemporaneidade.
Prazo para envio de trabalhos completos: 30 setembro 2022 (veja diretrizes para autoria no site)
Previsão de publicação: maio 2023

 
Publicado: 2022-06-06
 
Outras notícias...

v. 3, n. 1 (2020): Relações Raciais e Direitos Humanos


Capa da revista

Desenho: "Encontro"; assinado por Pedro Cláudio Cunca Bocayuva, gentilmente cedido. Todos os direito reservados a Metaxy Revista Brasileira de Cultura e Políticas em Direitos Humanos.