Trabalho escravo doméstico contemporâneo e a política pública de pós-resgate: Um estudo de caso sobre a assistência jurídica da trabalhadora Madalena Gordiano
DOI:
https://doi.org/10.63272/2526-5229.2025.69985Resumo
A pesquisa, no campo do direito e políticas públicas, propõe uma análise da atuação da Clínica de Enfrentamento ao Trabalho Escravo (Cete) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no pós-resgate, concentrando-se na assistência jurídica prestada a Madalena Gordiano na esfera trabalhista. O objetivo é também avaliar se, nessa atuação, houve a adoção de uma perspectiva interseccional. A metodologia utilizada é qualitativa, por meio de um estudo de caso único, pesquisa bibliográfica, análise documental (especialmente de processos judiciais) e entrevista semiestruturada. Conclui-se que a Cete-UFU prestou assistência à trabalhadora tanto no âmbito judicial quanto extrajudicial, ouvindo seus interesses, adotando uma perspectiva interseccional e mostrando-se um ator relevante na política pública de pós-resgate.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista autorizam a publicação do seu trabalho caso aprovado pelo Conselho Editorial. Declaram concordar com todos os critérios e normas editoriais disponibilizados.