Notícias

Revista METAXY é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos do NEPP-DH/UFRJ. Pretende se constituir em um importante espaço de circulação dos diferentes temas, estudos e pesquisas dedicados à reflexão crítica interdisciplinar das questões que relacionam Direitos Humanos na sociedade contemporânea nacional e internacionalmente. A editoração da revista é realizada de forma totalmente eletrônica e os artigos são avaliados pelo sistema do “DOUBLE BLIND PEER REVIEW”.

Nota sobre o Museu Nacional

 

A cultura e o patrimônio científico do Brasil e do mundo sofreram uma perda inestimável com o incêndio ocorrido no Museu Nacional da UFRJ. Há décadas que as universidades federais do país vêm denunciando o tratamento conferido ao patrimônio das instituições universitárias brasileiras e a falta de financiamento adequado, em especial nos últimos quatro anos, quando as universidades federais sofreram drástica redução orçamentária. 

Em 2015, a atual Reitoria deu início a tratativas junto ao BNDES, justamente para adequar a edificação exclusivamente para exposições, garantindo a modernização de todo o sistema de prevenção de incêndio, um dos itens centrais do projeto. Os recursos aprovados para a primeira etapa foram da ordem de R$ 21 milhões e estavam em vias de liberação pelo banco. A UFRJ também vem reivindicando, junto à Secretaria de Patrimônio da União, a cessão de um terreno próximo ao Museu, para transferência de instalações, objetivando o deslocamento das atividades acadêmicas e administrativas da instituição para novas edificações.

Nos últimos meses, um amplo trabalho interno para formação de brigadas e compra de novos equipamentos vinha sendo implementado. Em relação ao acontecimento da noite de 2/9, será necessário averiguar as causas e o motivo da rápida propagação das chamas. A Reitoria solicitou apoio pericial à Polícia Federal e a especialistas da UFRJ, almejando um processo rigoroso de apuração das causas.

Urge, por parte do Governo Federal, uma mudança no sistema de financiamento das universidades federais do país. A matriz orçamentária existente no Ministério da Educacão não aloca nenhum recurso para os prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e para os museus universitários. O mesmo acontece com o Ministério da Cultura, que igualmente não prevê recursos para tais fins.

Este momento devastador deve ser um alerta para as forças democráticas do país, no sentido de preservação do patrimônio cultural da nação. O inadmissível acontecimento que afeta o Museu Nacional da UFRJ tem causas nitidamente identificáveis. Trata-se de um projeto de país que reduz às cinzas a nossa memória. Nós desejamos que a sociedade brasileira se mobilize junto à comunidade universitária e científica para ajudar a mudar o tratamento conferido à educação, à memória, à cultura e à ciência do Brasil. 

A Reitoria se reunirá nesta segunda-feira, 3/9, com os ministros da Educação e da Cultura, e, por meio da bancada federal do Rio, solicitou audiência com a Presidência da República para que os recursos necessários possam estar na Lei Orçamentária Anual de 2019.

Reitoria da UFRJ

 
Publicado: 2018-09-03
 

Prorrogado prazo para envio de artigos - 31/10/2018

 

CHAMADA DE ARTIGOS

 

“E/Imigrações e Refúgios” é o tema da Revista METAXY de número 3.

No Brasil uma nova legislação sobre imigração foi aprovada, suscitando debate imediato. Esse é um momento propício para fazer circular a palavra, traçar novos mapas, avaliar posições, medir distâncias, confrontar ideias, assumir os novos horizontes dos estudos imigratórios, compreendendo os antagonismos e contradições presentes no contexto mundial dos deslocamentos e, sobretudo, discutir políticas públicas novas para lidar com a realidade dos refugiados e deslocados. São bem-vindos textos que adotem uma perspectiva crítica sobre essa temática.

O número 3 contará, ainda, com ensaios, resenhas e entrevistas.

Além de artigos sobre o tema deste edital, Metaxy está aberta para publicação de  temas livres que envolva a temática sobre movimentos sociais e direitos humanos.

Os artigos deverão ser encaminhados para avaliação até o dia 31 de outubro de 2018, pelo portal: https://revistas.ufrj.br/index.php/metaxy/

Cabe ressaltar que a revista publicará artigos de autores com titulação mínima de doutor(a), com ou sem co-autoria. Recomendamos que os autores consultem as Normas da Revista.

 
Publicado: 2018-07-19
 

Richarlls Martins, aluno do mestrado do Programa de Pós-Graduação do NEPP-DH/UFRJ, ganha Prêmio Ações Afirmativas da UFRJ

 
O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ concedeu a Richarlls Martins, aluno do mestrado do Programa de Pós-Graduação do NEPP-DH/UFRJ, Moção de Louvor pela elaboração da dissertação “Participação social, população e desenvolvimento no Brasil (1994/2014): a emergência da internacionalização da sociedade civil e novas leituras sobre o monitoramento de políticas públicas para a análise da política externa”.

 O prêmio foi concedido pelo aspecto relevante, qualidade acadêmica, caráter propositivo de análise de compromisso com o combate às diferentes formas de preconceito e em apoio a iniciativas de inclusão elaborados no trabalho de dissertação.

 
Publicado: 2018-03-26
 

CHAMADA DE ARTIGOS

 

“E/Imigrações e Refúgios” é o tema da Revista METAXY de número 3, prevista para setembro de 2018.

No Brasil uma nova legislação sobre imigração foi aprovada suscitando debate imediato. Esse é um momento propício para fazer circular a palavra, traçar novos mapas, avaliar posições, medir distâncias, confrontar ideias, assumir os novos horizontes dos estudos imigratórios, compreendendo os antagonismos e contradições presentes no contexto mundial dos deslocamentos e, sobretudo, discutir políticas públicas novas para lidar com a realidade dos refugiados e deslocados. São bem-vindos textos que adotem uma perspectiva crítica sobre essa temática.

O número 3 contará, ainda, com ensaios, resenhas e entrevistas.

Além de artigos sobre o tema deste edital, Metaxy está aberta para publicação de  temas livres que envolva a temática sobre movimentos sociais e direitos humanos .

Os artigos deverão ser encaminhados para avaliação até o dia 31 de julho de 2018, pelo portal: https://revistas.ufrj.br/index.php/metaxy/

Cabe ressaltar que a revista publicá artigos de autores com titulação mínima de doutor(a), com ou sem co-autoria. Recomendamos que os autores consultem as Normas da Revista.

 
Publicado: 2018-03-16
 

NOTA PÚBLICA - Direção do NEPP-DH

 

A direção do NEPP-DH e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos vem manifestar o seu profundo pesar pela execução brutal da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.  Mulher, negra e defensora dos direitos humanos, a vereadora Marielle Franco materializava, nos gestos e compromissos, a proposta de uma sociedade efetivamente democrática e plural.

Marielle presente!

Direção NEPP-DH e Coord. PPDH

 

 
Publicado: 2018-03-16
 

Reitoria declara luto oficial de três dias pelo brutal e covarde assassinato de Marielle Franco

 

O brutal e covarde assassinato de Marielle Franco e Anderson Pedro Gomes nos  provoca profunda consternação, tristeza e indignação. A UFRJ é solidária à família, às amigas e aos amigos, às companheiras e aos companheiros e aos que tinham em seu mandato um lugar de fala, de luta e esperança contra as injustiças sociais, a desigualdade, o racismo e as múltiplas expressões do machismo.

A sua luta, à qual Anderson estava associado, motivou milhares de jovens, mulheres sobretudo, a atuar em prol da dignidade humana e dos direitos fundamentais, e, nesse sentido, a sua luminosa trajetória assumiu brilhante dimensão pedagógica, lastreada por inequívoco engajamento acadêmico.

É também uma perda que alcança o contexto territorial da UFRJ, visto que ela era proveniente do Complexo da Maré. Por isso, a UFRJ se soma a todas as entidades democráticas do Brasil e do mundo e exige rigorosa apuração das circunstâncias, motivação e autoria dos assassinatos. 

A vereadora vinha denunciando a violência das operações policiais contra moradores pobres, negros e expropriados nas favelas e era relatora da comissão responsável, na Câmara de Vereadores, por acompanhar a intervenção federal e militar no Rio. O teor político desses brutais extermínios é parte obrigatória das circunstâncias, exigindo que a apuração alcance os reais mandantes do crime. Estaremos juntos com os setores responsáveis em busca da verdade e da justiça, assim como seguiremos reivindicando o esclarecimento do assassinato brutal de Diego Vieira Machado, estudante da UFRJ, em 2016.

Reitoria da UFRJ

15/3/2018

 
Publicado: 2018-03-16
 

Professor Ricardo Resende Figueira, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Direitos Humanos Suely de Souza Almeida, ganha PRÊMIO FREI HENRI DE DIREITOS HUMANOS

 

 A Ordem dos Advogados do Brasil, de Xinguara, no Pará, criou o Prêmio Frei Henri de Direitos Humanos. É uma homenagem ao frade dominicano francês, Henri Burin de Rosiers. O frade dedicou-se à defesa de trabalhadores rurais do Tocantins e do Pará durante mais de 40 anos de dedicação.

 Em 13 de abril de 2018, o Prêmio será entregue a quatro pessoas em função de seu compromisso com os direitos humanos. Um dos premiados é o professor Ricardo de Resende Figueira, do Programa de Pós-Graduação do NEPP-DH.

 
Publicado: 2018-03-16
 
1 a 7 de 7 itens