Notícias

Revista METAXY é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos do NEPP-DH/UFRJ. Pretende se constituir em um importante espaço de circulação dos diferentes temas, estudos e pesquisas dedicados à reflexão crítica interdisciplinar das questões que relacionam Direitos Humanos na sociedade contemporânea nacional e internacionalmente. A editoração da revista é realizada de forma totalmente eletrônica e os artigos são avaliados pelo sistema do “DOUBLE BLIND PEER REVIEW”.

Em prol da civilidade

 

Em prol da civilidade, dos direitos humanos e da garantia de que a humanidade possa desenvolver a cultura, a arte, a ciência e a tecnologia e, mais amplamente, da luta dos povos contra a barbárie, foi preciso garantir direitos civis, processo que culminou na Revolução Francesa, e os direitos políticos, como a garantia de livre associação (sindical, partidária e em entidades civis diversas), nos séculos XVIII e XIX, e o direito ao voto universal (século XX).

Entretanto, nenhum desses direitos humanos poderia ser factível sem os direitos sociais: as lutas pela educação, pelos direitos trabalhistas, pela cidade – moradia, transporte, energia -, pela saúde e pela reforma agrária que, fortalecidas nos séculos XIX e XX, resultaram nos conceitos de direito humano e de direitos sociais.

A existência de direitos comuns a todos os que possuem um rosto humano depende do serviço público. Somente este pode assegurar direitos comuns, direitos que possibilitam o radical reconhecimento da humanidade de todas as pessoas, a despeito de raça e etnia, gênero, religião, orientações sexuais, crenças políticas e classe social. A luta pelo que é comum, empreendida por trabalhadores, é civilizatória.

Essa é a nossa atividade. Somos servidores do público: asseguramos o direito humano fundamental ao conhecimento, em toda a sua diversidade e universalidade.

No Brasil de hoje, encontramos manifestações hostis à secularização do mundo, à laicidade da educação e ao uso crítico e autônomo da razão. As muitas medidas contra os servidores públicos – trabalhistas e previdenciárias - estão inscritas nesse contexto.

Somos herdeiros de gerações anteriores de professoras e professores, cientistas, artistas e estudantes que se empenharam para forjar essas maravilhosas instituições sociais que são as universidades públicas.

Mais do que nunca, é preciso debates, críticas, estudos sobre o que está ocorrendo no Brasil e no mundo. Saberemos refletir construindo unidade de ação em prol do público e do que é comum e não mercadoria a ser comercializada conforme a renda de cada um.
O conhecimento é um fundamento da democracia e a nossa instituição pública seguirá comprometida com esses valores e objetivos. Celebremos o dia do servidor público como uma data que comemora a luta pela liberdade, pela igualdade e pela emancipação humana!

Roberto Leher

Reitor da UFRJ

 
Publicado: 2017-10-30
 

Prorrogado prazo para submissão de artigos para a REVISTA METAXY número 2

 

CHAMADA DE ARTIGOS  até o dia 30/11/2017- REVISTA METAXY

 

Gênero, diversidade sexual e os direitos humanos: subjetividades e políticas no século XXI” é o tema do próximo número da Revista METAXY.

O presente número busca novos olhares e estudos que evidenciem o pensar sobre gênero, diversidade sexual e sua articulação política na proposição dos direitos humanos no Brasil de maneira ampliada e interdisciplinar.

O tema desta Revista parte das manifestações e conflitos, com destaque para o movimento feminista e LGBT, que vêm revelando incontornáveis reflexões sobre o sentido de lutas políticas e modos diversos de pensar o sujeito. Neste sentido, as produções acadêmicas brasileiras deram uma guinada em busca da desconstrução de verdades, possibilitando análises críticas sobre gênero, sexo, sexualidade, identidade, raça, corpo, reposicionando dimensões relacionadas à democracia e liberdade.

O número 2 sairá em dezembro de 2017, e contará com um total de doze artigos: oito artigos temáticos e quatro abertos sobre temas livres.

Os artigos deverão ser encaminhados para avaliação até o dia 30 de novembro de 2017, pelo portal https://revistas.ufrj.br/index.php/metaxy/.

Cabe ressaltar que a revista somente publica artigos de autores com titulação mínima de doutor(a), com ou sem co-autoria. Recomendamos que os autores consultem as Normas da Revista.

 
Publicado: 2017-09-11
 

MARCHA PELA CIÊNCIA: GESTO CONTRA A OFENSIVA IRRACIONALISTA NO MUNDO

 

Em artigo publicado no dia 19 de abril, o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, faz um convite para a participação na Marcha pela Ciência e analisa a conjuntura política e econômica do país. O evento mundial terá sua edição no Museu Nacional da UFRJ no próximo sábado, das 10h às 14h, na Quinta da Boa Vista e tem apoio nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Confira a íntegra do texto:

 
Publicado: 2017-04-20 Mais...
 
1 a 3 de 3 itens