METAXY lança nova chamada para o Número 5 da revista - "Medo e a Crueldade como Dispositivos (Necro)Políticos da Contemporaneidade"

2022-06-06

Na longa duração da modernidade o medo tem sido uma força motriz da ordem. O contexto nacional e internacional alimentam a tendência para a uma transição de época, que inverte e perverte as relações com o outro. Processos relacionados de abandono de garantias legais produzem uma espécie de “vida nua”, afetada pela intensidade da crueldade, impulsionada pelo gozo punitivo, administrada pelo medo que desencadeia práticas de violência material e simbólica sem máscaras. Em outros campos, conceitos sobre “a nação”, “a família”, “a liberdade” e até “a democracia” são mobilizados e manipulados para silenciar denuncias contra processos violentos em curso em múltiplos planos políticos, econômicos e sociais. Neste cenário, é preciso pensar na “forma Estado” a partir dos monopólios da violência material e simbólica que resultam da percepção do aprofundamento de uma crise orgânica, que bloqueia mudanças voltadas para o bem-estar coletivo.

Como agir quando medo e o trauma definem a cena contemporânea? Como entender a afirmação de que vivemos sob a síndrome do pânico? Como lutar para respeito à diferença e garantir diversidade num contexto que a diferença tem virado um objeto de ódio e guerra?
Para este número abrimos esta chamada para artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e trabalhos iconográficos e fotográficos que exploram essas perguntas e a temática Medo e a Crueldade como Dispositivos (Necro)Políticos da Contemporaneidade.
Prazo para envio de trabalhos completos: 30 setembro 2022 (veja diretrizes para autoria no site)
Previsão de publicação: maio 2023