A relação entre os fundamentos feministas da teoria da reprodução social (TRS) e a função do trabalho escravo doméstico no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.63272/2526-5229.2025.69989Resumo
Este trabalho busca compreender a escravização do trabalho doméstico remunerado no contexto do sistema de produção capitalista, que depende do trabalho livre. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, sobretudo de autoras e autores da teoria da reprodução social (TRS), e documental, a partir de dados de órgãos oficiais. O texto se justifica pela necessidade de analisar a escravização do trabalho doméstico remunerado a partir das teorias feministas e de não se limitar a explicações culturais. Concluímos que a categoria “trabalho reprodutivo” alcança melhor a lógica de funcionamento do sistema capitalista, demonstrando, a partir da relação entre produção e a reprodução, que ele é uma de suas bases.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista autorizam a publicação do seu trabalho caso aprovado pelo Conselho Editorial. Declaram concordar com todos os critérios e normas editoriais disponibilizados.