As representações sociais produzidas sobre a homossexualidade em luta travada durante as eleições de 2014 no Brasil

Luiz Pedro Passos da Cruz, Marcus Antônio Assis Lima

Resumo


Este estudo tem o objetivo de determinar as representações sociais sobre a homossexualidade e os princípios de divisão do mundo evocados por Jean Wyllys e Silas Malafaia no Twitter a partir dos discursos produzidos na luta travada pelos agentes durante as eleições de 2014, pela manutenção ou retirada dos itens que tratavam sobre os direitos civis dos homossexuais do programa de governo da então candidata a presidente do Brasil pelo PSB, Marina Silva. Pretende-se, assim, perceber as antíteses opositoras clássicas que emergem nos enunciados de forma a fazer com que o auditório veja e creia de um jeito que não de outro. 


Palavras-chave


Representações Sociais; Ethos; Campo Político.

Texto completo:

PDF

Referências


AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2.ed.. São Paulo: Contexto, 2016.

BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil, 1969.

BOURDIEU, Pierre. O campo político. In Revista Brasileira de Ciência Política, nº 5. Brasília, janeiro-julho de 2011, pp 193-216.

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 2003.

BOURDIEU, Pierre O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

Constituição da República Federativa do Brasil. (1988, 5 de outubro). Senado Federal. Diário Oficial da União. Secão I.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2010.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. (1948, 10 de dezembro). Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas. Disponível em: http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf. Acesso em 1º de outubro de 2017.

Furtado, M. C. S & Caldeira, A. C. G. Cristianismo e diversidade sexual: conflitos e mudanças [Trabalho completo]. In Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9 (pp. 1-10). Florianópolis: UFSC, 2010.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo, Paulus, 2004.

GOMES, Pedro Gilberto. Da Igreja eletrônica à sociedade em midiatização. São Paulo: Paulinas, 2010.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. Organizado por Sírio Possenti e Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva, diversos tradutores. Curitiba: Criar Edições, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia e incorporação. In: Imagens de si no discurso -- a construção do ethos (org.: Ruth Amossy). 2.ed.. São Paulo: Contexto, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 METAXY: Revista Brasileira de Cultura e Políticas em Direitos Humanos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

METAXY é uma Revista do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos do NEPP-DH/UFRJ. ISSN 2526-5229.