As representações sociais produzidas sobre a homossexualidade em luta travada durante as eleições de 2014 no Brasil

Autores

  • Luiz Pedro Passos da Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Marcus Antônio Assis Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Representações Sociais, Ethos, Campo Político.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de determinar as representações sociais sobre a homossexualidade e os princípios de divisão do mundo evocados por Jean Wyllys e Silas Malafaia no Twitter a partir dos discursos produzidos na luta travada pelos agentes durante as eleições de 2014, pela manutenção ou retirada dos itens que tratavam sobre os direitos civis dos homossexuais do programa de governo da então candidata a presidente do Brasil pelo PSB, Marina Silva. Pretende-se, assim, perceber as antíteses opositoras clássicas que emergem nos enunciados de forma a fazer com que o auditório veja e creia de um jeito que não de outro. 

Biografia do Autor

Luiz Pedro Passos da Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestrando em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Marcus Antônio Assis Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Titular vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras -- Educação, Cultura e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG. 

Referências

AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2.ed.. São Paulo: Contexto, 2016.

BÍBLIA, Português. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e atualizada no Brasil. Brasília: Sociedade Bíblia do Brasil, 1969.

BOURDIEU, Pierre. O campo político. In Revista Brasileira de Ciência Política, nº 5. Brasília, janeiro-julho de 2011, pp 193-216.

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 2003.

BOURDIEU, Pierre O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

Constituição da República Federativa do Brasil. (1988, 5 de outubro). Senado Federal. Diário Oficial da União. Secão I.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2010.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. (1948, 10 de dezembro). Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas. Disponível em: http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf. Acesso em 1º de outubro de 2017.

Furtado, M. C. S & Caldeira, A. C. G. Cristianismo e diversidade sexual: conflitos e mudanças [Trabalho completo]. In Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9 (pp. 1-10). Florianópolis: UFSC, 2010.

GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo, Paulus, 2004.

GOMES, Pedro Gilberto. Da Igreja eletrônica à sociedade em midiatização. São Paulo: Paulinas, 2010.

MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da Enunciação. Organizado por Sírio Possenti e Maria Cecília Pérez de Souza-e-Silva, diversos tradutores. Curitiba: Criar Edições, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia e incorporação. In: Imagens de si no discurso -- a construção do ethos (org.: Ruth Amossy). 2.ed.. São Paulo: Contexto, 2016.

Downloads

Publicado

2018-03-16