A saúde mental dos estudantes universitários na pandemia de covid-19: O caso da UFRJ

Auteurs

  • Erimaldo Nicacio

DOI :

https://doi.org/10.63272/2526-5229.2025.68393

Résumé

Este artigo discute como a saúde mental dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi afetada pela pandemia de covid-19. Para isso, baseia-se nos resultados da pesquisa “Incidências Sociais e Subjetivas da Pandemia de Covid-19 e da Quarentena na Vida dos Estudantes de Graduação da UFRJ”. As respostas dos estudantes evidenciam diferentes manifestações de sofrimento psíquico, como ansiedade, depressão, ganho de peso e alterações de sono, e conduzem à consideração dos fatores sociais
associados a esse sofrimento. A partir disso, é possível problematizar o processo de medicalização do sofrimento e reforçar a importância de políticas de assistência estudantil que favoreçam a permanência dos estudantes em contextos críticos, mas também em períodos de normalidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Erimaldo Nicacio

Este artigo discute como a saúde mental dos estudantes de graduação da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi afetada pela pandemia de covid-19. Para isso, baseia-se
nos resultados da pesquisa “Incidências Sociais e Subjetivas da Pandemia de Covid-19 e da Quarentena na Vida dos Estudantes de Graduação da UFRJ”. As respostas dos estudantes evidenciam diferentes manifestações de sofrimento psíquico, como ansiedade, depressão, ganho de peso e alterações de sono, e conduzem à consideração dos fatores sociais associados a esse sofrimento. A partir disso, é possível problematizar o processo de medicalização do sofrimento e reforçar a importância de políticas de assistência estudantil que favoreçam a permanência dos estudantes em contextos críticos, mas também em períodos de normalidade.

Téléchargements

Publiée

2025-05-15