A saúde mental dos estudantes universitários na pandemia de covid-19: O caso da UFRJ

Autores

  • Erimaldo Nicacio

DOI:

https://doi.org/10.63272/2526-5229.2025.68393

Resumo

Este artigo discute como a saúde mental dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi afetada pela pandemia de covid-19. Para isso, baseia-se nos resultados da pesquisa “Incidências Sociais e Subjetivas da Pandemia de Covid-19 e da Quarentena na Vida dos Estudantes de Graduação da UFRJ”. As respostas dos estudantes evidenciam diferentes manifestações de sofrimento psíquico, como ansiedade, depressão, ganho de peso e alterações de sono, e conduzem à consideração dos fatores sociais
associados a esse sofrimento. A partir disso, é possível problematizar o processo de medicalização do sofrimento e reforçar a importância de políticas de assistência estudantil que favoreçam a permanência dos estudantes em contextos críticos, mas também em períodos de normalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erimaldo Nicacio

Este artigo discute como a saúde mental dos estudantes de graduação da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi afetada pela pandemia de covid-19. Para isso, baseia-se
nos resultados da pesquisa “Incidências Sociais e Subjetivas da Pandemia de Covid-19 e da Quarentena na Vida dos Estudantes de Graduação da UFRJ”. As respostas dos estudantes evidenciam diferentes manifestações de sofrimento psíquico, como ansiedade, depressão, ganho de peso e alterações de sono, e conduzem à consideração dos fatores sociais associados a esse sofrimento. A partir disso, é possível problematizar o processo de medicalização do sofrimento e reforçar a importância de políticas de assistência estudantil que favoreçam a permanência dos estudantes em contextos críticos, mas também em períodos de normalidade.

Downloads

Publicado

2025-05-15