Aviso: Edição especial: Mais uma chance! Prazo prorrogado até 30/06

A revista OIKOS (ISSN 1808-0235) abre chamada para a submissão de artigos de seu número especial: A importância do segmento de refino para a segurança energética e seus impactos na economia política internacional da energia

O presente número da OIKOS, fruto de uma parceria entre o PEPI/UFRJ e o INEEP, terá como foco discutir o mundo do refino da indústria petrolífera e suas transformações recentes. Atualmente, em um cenário geral de reestruturação da produção de petróleo, o refino também passa por profundas alterações. Mudanças nas localizações de parques refinadores, nas composições das cargas processadas, bem como no perfil das empresas são alguns indícios desse intenso processo de transformação.

O downstream do petróleo, indispensável para converter esse recurso estratégico em produtos derivados, é um segmento fundamental da economia contemporânea, assim como é um elemento essencial para autonomia e segurança energética dos países. O abastecimento do mercado interno com derivados que assegurem a mobilidade de cargas e pessoas e supram a demanda energética de setores industriais chave e de máquinas de guerra é um fator determinante nas estratégias nacionais. E, neste contexto, a atuação das grandes petrolíferas internacionais tende a estar alinhada às estratégias energéticas de seus países de origem. Além disso, o atual cenário europeu de dependência energética da Rússia e de presença militar dos EUA, em um contexto de conflito, também coloca em destaque as possíveis repercussões geopolíticas da recente reestruturação do refino.

Nesse dossiê, esperamos reunir trabalhos que explorem as mudanças do mundo do refino e avaliem seus impactos no desenvolvimento dos Estados e nos conflitos mundiais em curso. A partir de um olhar interdisciplinar, que interconecte apropriadamente a Economia Política Internacional a outros campos do conhecimento, procuramos, desta forma, enriquecer o debate acadêmico sobre as transformações na geopolítica global da energia.

Os interessados devem enviar seus trabalhos até o dia 30/06/2022, de acordo com as normas para submissão online, no site https://revistas.ufrj.br/index.php/oikos/about/submissions#authorGuidelines


A OIKOS – REVISTA DE ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL é uma revista quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). A missão da OIKOS é estimular reflexões, pesquisas e debates originais sobre economia política internacional, desenvolvimento econômico e social, e integração latino-americana.

O INEEP (Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra), criado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), tem como objetivo fomentar pesquisas acadêmicas e fornecer assessoria para os assuntos relacionados à agenda do setor de petróleo, gás e biocombustíveis no Brasil e no Mundo.