O novo regionalismo e o papel dos serviços no desenvolvimento: transformações das hierarquias econômicas regionais

Autores

  • Anita Kon Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Regiões, Hierarquia regional, Serviços, Reestruturação produtiva, Regions, urban hierarchy, productive restructuring, services

Resumo

Este trabalho analisa o papel das atividades de serviços como indutora do desenvolvimento sócio-econômico, a partir dos efeitos regionais da reestruturação produtiva que se verifica mundialmente na atualidade. A análise adota uma abordagem teórica recente discutida sob a denominação de “Novo Regionalismo”, que apresenta a discussão sobre crescimento econômico e desenvolvimento regional a partir de um novo paradigma de governança e não apenas como um movimento político e econômico. Examina novas formas hierárquicas regionais de concentração econômica decorrentes do processo de reestruturação produtiva e política, que se traduzem particularmente em novas formas de regionalização. Este trabalho analisa primeiramente os elementos responsáveis pela reestuturação produtiva, desenvolvimento econômico e aumento da relevância dos serviços. Em seqüência, os impactos esta dinâmica são observados em seus efeitos regionais e particularmente pelas transformações nas hierarquias regionais, e pela definição de novos padrões de regionalização, verificando-se que as atividades de serviços têm uma função prioritária na difusão do processo de mudanças e de desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Anita Kon, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC/SP. Áreas: Economia Regional, Economia Industrial, Economia do Trabalho.

Downloads

Publicado

2009-11-24

Edição

Seção

Artigos e Ensaios