A INTEGRAÇÃO REGIONAL E INTEGRALIZAÇÃO DOS IMIGRANTES PALESTINOS E REFUGIADOS SÍRIOS: APORTES E COMPARAÇÃO ENTRE OS CASOS DO MERCOSUL (BRASIL) E LIGA ÁRABE (JORDÂNIA)

Autores

  • Roberto Rodolfo Georg Uebel
  • Yasmin Mohammed

Palavras-chave:

Integração Regional, Migração, Liga Árabe, MERCOSUL, Brasil, Jordânia

Resumo

O presente artigo faz uma análise comparativa de dois níveis: a) bloco regional (MERCOSUL e Liga Árabe) e b) país (Brasil e Jordânia), em relação à recepção, inserção e integralização dos imigrantes palestinos e refugiados sírios nestes países, a partir dos aportes de cooperação dos dois blocos e a ação destes, seja nas questões de logística ou financiamento de operações, seja politicamente na concertação regional. Verificou-se, portanto, peculiaridades na integração destes grupos de migrantes na Jordânia e no Brasil, desde a categorização destes como refugiados ou imigrantes, de acordo com a sua origem, síria ou palestina, além de vislumbrarmos tais ações de cooperação nos dois blocos regionais como possibilidades de integração regional e majoração das relações entre os Estados-membro. Ademais, as ações avançadas de cooperação e trato das questões migratórias no âmbito do MERCOSUL permitem, com esta pesquisa, um avanço para as discussões no ínterim da Liga Árabe, que se encontra em um nível de maior integração, apesar das instabilidades políticas regionais, propício ao debate sobre a questão migratória no Oriente Médio e Norte da África. Por fim, o artigo busca trazer novas bases e sustentações de discussão para o diálogo entre os dois blocos, vis-à-vis a estagnação das conversas pós-ASPA (Cúpula América do Sul-Países Árabes), dentre eles, a questão de mobilidade, trabalho e direitos humanos.

Biografia do Autor

Roberto Rodolfo Georg Uebel

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Economista formado pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do Laboratório de Estudos Internacionais (LEIn/UFSM) e do Laboratório Estado e Território (LABETER/UFRGS).

Yasmin Mohammed

Mestra em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Internacionalista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2017-02-12

Edição

Seção

Artigos e Ensaios