Brasil e Coreia do Sul na cadeia global de valor automotiva
Mots-clés :
Coreia do Sul, Brasil, Análise dos sistemas-mundo, Indústria automotiva, Cadeia global de valor automotivaRésumé
Este artigo apresenta um estudo comparativo a respeito das formações históricas das indústrias automotivas do Brasil e da Coreia do Sul e suas diferentes estratégias de inserção na dinâmica das cadeias globais de valor a partir do fim dos anos 1990. A pergunta de pesquisa a ser respondida aqui foi a seguinte: como se dá a inserção do Brasil e da Coreia do Sul na cadeia global de valor automotiva? Nesse sentido, o texto tem como hipótese de que a análise sobre a cadeia global de valor automotiva e as posições em que se inserem Brasil e Coreia do Sul neste segmento é ilustrativa das posições América Latina, periférica, e da região-mundo do Leste Asiático, com países que já ascenderam ao núcleo orgânico (Japão e Coreia do Sul). Como resultados, a pesquisa compreendeu que enquanto a Coreia se insere na cadeia global dos automóveis através de montadoras e de fornecedores de primeiro e segundo nível, os chamados global suppliers (e com uma produção de orientação exportadora); o Brasil se insere nos tiers mais baixos da cadeia, geralmente como fornecedor de terceiro nível, com uma produção voltada ao mercado interno.Références
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