Poder e hegemonia nas abordagens teóricas de Relações Internacionais: uma análise das convergências e divergências entre teorias ocidentais e chinesas

Autores

Palavras-chave:

China, Teorias de Relações Internacionais, Hegemonia, Poder

Resumo

O artigo discute e compara abordagens ocidentais e chinesas sobre poder e hegemonia, com o intuito de verificar se a China tem inovado na criação de um novo programa de pesquisa científica (PPC) em relação às perspectivas mainstream desta temática. O trabalho (1) investiga o desenvolvimento da disciplina de Relações Internacionais (RI) no Ocidente e na China, (2) descreve as premissas fundamentais dos PPCs Realista, Liberal, Marxista e Construtivista; (3) explora abordagens ocidentais e chinesas sobre poder e hegemonia; e (4) efetiva a análise comparativa. Trata-se de um trabalho exploratório, que busca, primeiramente, identificar e sistematizar abordagens sobre os conceitos de poder e hegemonia na China, para, posteriormente, interpretar as convergências e divergências com as do Ocidente. Os resultados apontam para uma perceptível semelhança entre as perspectivas, explicada, primordialmente, pelo Realismo Moral de Yan Xuetong (Realismo Clássico e Neorrealismo) e pela Teoria da Relacionalidade de Qin Yaqing (Construtivismo e Teoria Crítica). Assim, parece haver um processo de adequação conceitual das Teorias de RI ocidentais por parte dos pesquisadores chineses, com a incorporação de elementos do pensamento tradicional do país.

Biografia do Autor

Amanda Ribeiro Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisadora no Grupo de Estudos em Ásia-Pacífico (GEAP/CNPq)

Gabriela Tamiris Rosa Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGRI/UFSM) e pesquisadora no Grupo de Estudos em Ásia-Pacífico (GEAP/CNPq)

Bruno Hendler, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGRI/ UFSM) e coordenador do Grupo de Estudos em Ásia-Pacífico (GEAP/CNPq)

Downloads

Publicado

2023-01-18