POSSÍVEIS LIMITES À POLÍTICA DE COTAS NO REGIME DE CICLOS: OS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES, A MEDICINA E A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES

Autores

  • Sandro Augusto Ferreira Universidade Federal do Sul da Bahia

Palavras-chave:

Lei de Cotas, Bacharelados Interdisciplinares, UFSB

Resumo

A aplicação integral da Lei nº 12.711/12 após 2016 ainda é um desafio às Instituições Federais de Ensino superior (IFES). No caso específico daquelas que adotam o regime de ciclos, elementos específicos das legislações que o regulamenta (Decreto nº 9.034/17) e normatizações do Ministério da Educação (MEC) (Portaria nº 18 de 11/10/2012) ainda levam a intensos debates sobre a necessidade e a obrigatoriedade da aplicação de cotas na passagem do primeiro para o segundo ciclo da graduação. A disputa pelas vagas reservadas a egressos de Bacharelados Interdisciplinares (BIs) nos cursos de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) tem suscitado processos e interpretações diferenciadas sobre a questão. A análise do debate interno à UFSB sobre as trajetórias estudantis e sobre a urgência da definição de regras de transição aos cursos de formação profissionalizante (segundo ciclo) diante da Lei de Cotas é o objetivo deste estudo. Por meio da análise da trajetória da primeira turma do BI em Saúde, avaliando permanência e evasão de cotistas e desempenho acadêmico através de Coeficiente de Rendimento (CR), o estudo aponta a maior incidência da evasão sobre os cotistas e a reprodução do capital cultural acumulado pelos estudantes da Ampla Concorrência, impactando diretamente na possível ocupação das vagas dos cursos mais concorridos, sobretudo, na Medicina. Os dados reforçam a necessidade, já prevista numa interpretação da Lei, da aplicação das Cotas na passagem ao segundo ciclo de graduação.

Biografia do Autor

Sandro Augusto Ferreira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Pesquisador do campo de estudos sobre ações afirmativas e assistência estudantil nas universidades.

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigo