A EDUCAÇÃO E A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UMA BREVE ANÁLISE NO CONTEXTO DO SISTEMA DO CAPITAL

Autores

  • Lucas Prates da Silva Instituto Federal de Mato Grosso do Sul , Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS)

Palavras-chave:

Capitalismo, Educação, Precarização, Trabalho Docente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise sucinta da Educação e do trabalho docente no contexto do sistema capitalista. Atualmente, a temática "Educação" vem sendo abordada e intensamente discutida pelos mais diversos ramos e extratos sociais, desde uma ótica libertadora e humanitária, até vieses puramente políticos, demagógicos e econômicos. Do ponto de vista antropológico, a Educação é fundamental para a existência humana, pois proporciona formação ética e moral indispensável à vida. Contudo, vem-se criando constantemente impasses e atritos ao se submeter a Educação a interesses financeiros e políticos, tornando o ensino muitas vezes precarizado e puramente técnico. É oportuno observar que nossa reflexão será referenciada no materialismo histórico dialético, por sustentar as condições materiais que consubstanciam a análise crítica da realidade educacional, bem como suas principais contradições. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, utilizando textos de autores clássicos e atuais que contribuíram com reflexões sobre o tema. Entre estes autores estão: Dermeval Saviani (2009), István Mészáros (2008), Karl Marx (1998, 2012) e Friedrich Engels (1998, 2012). Partimos dessa premissa bibliográfica pelo fato de os referidos autores analisarem criticamente a objetividade na qual a Educação se insere e se faz necessária na crítica aos fundamentos da atuação docente. A nosso ver, trata-se uma tarefa árdua, porém necessária, discutir como a Educação e o trabalho do professor se situam dentro da lógica capitalista. Contudo, tal análise pode contribuir em debates e críticas, visando à construção de uma Educação verdadeiramente humana e ética, algo que vai muito além de interesses econômicos.

Biografia do Autor

Lucas Prates da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul , Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS)

Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Três Lagoas, e professor nas Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS).

Referências

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigo