AS PRÁTICAS VOLTADAS PARA A QUALIDADE DA GESTÃO ADMINISTRATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
Palavras-chave:
Gestão Administrativa, Qualidade, Gespública, MEGP, Instituto Federal de Educação.Resumo
No ano 2005 foi instituído o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), na intenção de que até 2015 a excelência fosse um valor preservado por todas as organizações públicas. Entre outras ferramentas, o Gespública indicava o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), baseado em oito dimensões, que visava subsidiar a promoção da melhoria da gestão administrativa, das organizações que fizessem uso dele. Então, passado mais de uma década da criação dessa política pública, questionou-se: quais ações têm sido desenvolvidas, em uma Instituição Pública Federal, com foco na qualidade da gestão administrativa, em consonância com o indicado pelo Programa Gespública? Para encontrar resposta para este questionamento e com o objetivo de reconhecer as práticas da gestão administrativa voltadas para a qualidade em uma instituição pública, para fins de comparação com a política pública, foi feito um estudo de caso, de abordagem qualitativa, em uma Instituição Federal de Ensino no estado do Amazonas, no qual os dados foram coletados por um questionário, construído com base em sete dimensões do MEGP. Com base na análise dos dados, coletadas pelas respostas de nove diretores de campi, foi possível identificar, que mesmo que a Instituição não tenha feito a adesão ao Programa, ela executa ações que são condizentes com o que era aludido no Gespública, além de executar outras ações que visam melhorar as práticas de gestão administrativa. Aponta-se que esse estudo serve de subsídio científico para o planejamento de ações voltadas para a prestação de serviços públicos com mais qualidade, o que beneficia as organizações e a sociedade.Referências
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