AS PRÁTICAS VOLTADAS PARA A QUALIDADE DA GESTÃO ADMINISTRATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Autores

  • Izabel Alinne Alves de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Palavras-chave:

Gestão Administrativa, Qualidade, Gespública, MEGP, Instituto Federal de Educação.

Resumo

No ano 2005 foi instituído o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), na intenção de que até 2015 a excelência fosse um valor preservado por todas as organizações públicas. Entre outras ferramentas, o Gespública indicava o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), baseado em oito dimensões, que visava subsidiar a promoção da melhoria da gestão administrativa, das organizações que fizessem uso dele. Então, passado mais de uma década da criação dessa política pública, questionou-se: quais ações têm sido desenvolvidas, em uma Instituição Pública Federal, com foco na qualidade da gestão administrativa, em consonância com o indicado pelo Programa Gespública? Para encontrar resposta para este questionamento e com o objetivo de reconhecer as práticas da gestão administrativa voltadas para a qualidade em uma instituição pública, para fins de comparação com a política pública, foi feito um estudo de caso, de abordagem qualitativa, em uma Instituição Federal de Ensino no estado do Amazonas, no qual os dados foram coletados por um questionário, construído com base em sete dimensões do MEGP. Com base na análise dos dados, coletadas pelas respostas de nove diretores de campi, foi possível identificar, que mesmo que a Instituição não tenha feito a adesão ao Programa, ela executa ações que são condizentes com o que era aludido no Gespública, além de executar outras ações que visam melhorar as práticas de gestão administrativa. Aponta-se que esse estudo serve de subsídio científico para o planejamento de ações voltadas para a prestação de serviços públicos com mais qualidade, o que beneficia as organizações e a sociedade.

Biografia do Autor

Izabel Alinne Alves de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutorado em Administração pela Universidad Americana/Paraguai (2017). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (2014). Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 05 out. 1988. Seção 1, p. 1.

______. Câmara da Reforma do Estado. Plano Diretor do Aparelho de Reforma de Estado. Brasília: 1995.

______. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Programa da qualidade e participação na administração pública. Brasília: MARE, 1997.

______. Decreto no 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. Institui o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA e o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 fev. 2005. Seção 1, p. 2.

______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Guia D simplificação. 2. ed. Brasília: MP/SEGES, 2006. 240 p.

______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Carta de Brasília. Brasília: MP, SEGES, 2009a.

______. Decreto no 6.932, de 11 de agosto de 2009. Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 ago. 2009b. Seção 1, p. 5.

______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Melhoria da Gestão Pública por meio da definição de um Guia referencial para medição do desempenho da gestão, e controle para o gerenciamento dos indicadores de eficiência, eficácia e de resultados do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Produto 4: Guia referencial para medição de desempenho e Manual para construção de indicadores. Brasília: MP/SEGES, 2009c. 113 p.

______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Melhoria da Gestão Pública por meio da definição de um Guia referencial para medição do desempenho da gestão, e controle para o gerenciamento dos indicadores de eficiência, eficácia e de resultados do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Produto 4: Guia referencial para medição de desempenho e Manual para construção de indicadores. Brasília: MP/SEGES, 2009d. 113 p.

______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Serviço Federal de Processamento de Dados. Guia de Gestão de Processos de Governo. Brasília: MP, SEPRO, 2011.

______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão Pública. Programa Gespública - Modelo de Excelência em Gestão Pública. Brasília: MP, SEGEP, 2014. Versão 1/2014.

______. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão Pública. Programa Gespública, Instrumento para Avaliação da Gestão Pública - 250 Pontos. Brasília: MP, SEGEP, 2015. Versão 1/2016.

______. Decreto no 9.094, de 17 de julho de 2017. Dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 jul. 2017. Seção 1, p. 2.

FERREIRA, André Ribeiro. Análises do Grupo Brasil: estratégias para melhoria dos serviços públicos, entrega de serviços e estratégias de aperfeiçoamento. In: CONGRESO INTERNACIONAL DEL CLAD SOBRE LA REFORMA DEL ESTADO Y DE LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA, 12., 2007, Republica Dominicana. Anais… Republica Dominicana, CLAD, 2007, p. 1-26.

FITZSIMMONS, James A; FITZSIMMONS, Mona. J. Administração de serviços: Operações, estratégia e tecnologia da informação. 7. ed. Tradução de: Scientific Linguagem Ltda. Porto Alegre: McGraw-Hill Education, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

______. Estudo de Caso. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

GRIN, Eduardo José. Programa nacional de gestão pública e desburocratização: os nexos com a trajetória das políticas prévias e com a administração pública gerencial. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 15, n. 39, p. 66-88, 2015. DOI-10.5752/P.1984-6606.2015 v15n39p66

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. Orientações para o Planejamento do IFAM. Manaus: IFAM, 2012. 49 p.

______. Plano Desenvolvimento Institucional 2014 - 2018. Manaus: IFAM, 2014. 160 p. ISBN: 978-85-68504-02-4.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade no processo: a qualidade na produção de bens e serviços. São Paulo: Atlas, 1995.

RIBEIRO, Lívia Maria de Pádua; PEREIRA, José Roberto; BENEDICTO, Gideon Carvalho de. As Reformas da Administração Pública Brasileira: Uma Contextualização do seu Cenário, dos Entraves e das Novas Perspectivas. In: ENCONTRO DA ANPAD, 37., 2013, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, ANPAD, 2013, p.1-15.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill, 2010.

SERVIDORES participam de capacitação in company. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/noticias/servidores-participam-de-capacitacao-in-company/view. Acesso em: 22 fev. 2017.

Downloads

Publicado

2019-02-04

Edição

Seção

Artigo