EFLUENTES E RESÍDUOS SÓLIDOS ORIUNDOS DA PRODUÇÃO OFFSET NA DIVISÃO GRÁFICA DA UFRJ

Autores

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Resíduos sólidos, Efluentes gráficos

Resumo

A Divisão Gráfica da UFRJ busca minimizar efeitos prejudiciais ao meio ambiente adotando medidas de gestão dos impactos ambientais, dentre elas, destacam-se: o uso de tintas e solventes biodegradáveis; a reciclagem de aparas de papel; a destinação correta de resíduos não recicláveis através de contrato (via licitação) com empresa terceirizada credenciada na Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro. Esta Divisão está empenhada em melhorar continuamente seu processo produtivo baseado na produção mais limpa. Este tipo de produção visa analisar os materiais, as tecnologias e os produtos do processo produtivo para torná-lo mais eficiente e reduzir os malefícios. O Modelo Input-Output conceitua que os processos industriais de produção são um composto de atividades que ocorrem através do processamento (throughput) de insumos (inputs) com a obtenção de produtos (outputs). Este trabalho relata a forma como a Divisão Gráfica tem atuado no controle da geração e destinação de resíduos sólidos nos processos industriais de impressão offset. A implantação e o desenvolvimento desta política ambiental dependem de todos os envolvidos neste processo (stakeholders): funcionários, clientes e fornecedores. O entendimento da questão exposta neste trabalho considera dois pilares: o próprio conhecimento da produção gráfica e seus resíduos sólidos e as peculiaridades da gestão pública brasileira para administrar este cenário.

Biografia do Autor

Carla Aldrin de Mello Campos, Divisão Gráfica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Desenho Industrial - Faculdades Integradas Silva e Souza, RJ (1991). Iniciou a carreira como Desenhista Técnico (Centro de Lançamento de Alcântara) e, em seguida, contratada como Desenhista Industrial na B&D Móveis, S. Luís - MA, atuando com Design de Produto (1991 a 1994). Admitida em concurso público, 1º lugar, Desenho Industrial - UFMA (1994). Cedida à UFRJ (1995), passou atuar na indústria gráfica (Gráfica da UFRJ) com Programação Visual (criação de materiais p/divulgação de cursos e eventos; jornais; logotipos; folders; livros; etc.). Redistribuída p/ a UFRJ (1997), passou a chefiar a Seção de Editoração e Criação da Gráfica UFRJ até (jul/1999), quando assumiu o cargo de Direção da Gráfica UFRJ, passando a atuar em gestão pública e processos industriais gráficos. Respondeu diretamente pela Gráfica UFRJ até jan/2016, quando implementou a política ambiental da Divisão. Entregou o cargo para se dedicar à família, aos estudos e à saúde. (Portaria nº 759 de 29/01/2016, BUFRJ nº 5 de 04/02/2016). Integrou a Comissão Executiva de Concursos Públicos UFRJ (2013 a 2016). Coordenou Projeto Estágio Acadêmico: Comunicação Visual & Design na Gráfica (Edital nº 35/2016 PBPDI), encerrado em junho/2017 (redução orçamentária). Desenvolve atividades de produção gráfica e assessoria à Política Ambiental da Divisão Gráfica.

Dionisio Henrique Carvalho de Sá Só Martins, Divisão Gráfica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2016), possui Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Católica de Petrópolis (2016), possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2013). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua como na fiscalização de contrato de descarte de lixo químico.

Caroline Maia do Carmo Vianna Dantas, Divisão Gráfica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Gestão Pública pela FGV-Fundação Getulio Vargas em 2016. Atualmente, está concluindo MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos na Universidade Candido Mendes.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Administração Pública e Gestão de Projetos. Desde setembro de 2012, é servidora federal concursada na Divisão Gráfica do Gabinete do Reitor (Adm. Central - Reitoria) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em fevereiro de 2016 tornou-se a diretora da Divisão Gráfica, cargo que ocupa até o presente. A gestão da Divisão Gráfica lida com 07 setores subordinados e aproximadamente 40 funcionários em prédio independente, com área útil de 1500m², dentro do campus central da universidade. A produção conta com atividade industrial e intelectual-criativa. Anteriormente, a Divisão situava-se na Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR6), entrentanto durante sua gestão, foi absorvida pelo núcleo central no Gabinete do Reitor. Antes de ser aprovada no concurso de 2012 da universidade, participou de empresa incubada pelo CEFET/RJ + Junior Achievement na função de Junior Marketing. Em 2014, apresentou dois poster/painel no II SINTAE: Gestão de Projetos: Conceitos Básico / Gestão por Competências: Aplicações no Setor Público.

Roberto da Silva Tavares, Divisão Gráfica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro-- UNIRIO (2014), Graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curso de Sistema de Gestão Integrada pela Divisão de aperfeiçoamento na Carreira (180 hs) Diac-UFRJ.

Giovana Cardeal dos Santos, Divisão Gráfica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Graduanda em Gestão Pública para desenvolvimento Econômico e Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio na área administrativa na Divisão Gráfica da UFRJ em 2017.

Referências

ABDULLA, M.; CHMIELNICKA, J. New aspects on the distribution and metabolism of essential trace elements after dietary exposure to toxic metals. Biological Trace Element Research, v. 23, n. 1, p. 25-53, 1989.

ABNT NBR ISO 14001:2004.

BRASIL. Casa Civil. DECRETO N 5.940, DE 25 DE OUTUBRO DE 2006. Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta. Brasília 2006.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Política nacional de resíduos sólidos. v.2, 2012.

CASTILLO, L. G.; JÚNIOR, L.; CARDOSO, L. Criação de diretrizes para a avaliação do desempenho ambiental da indústria gráfica. Anais do 11 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. p. 2006-2018, 2014.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Brasil, 2003

FERNANDES, Amaury. Fundamentos de produção gráfica: para quem não é produtor gráfico. Rubio, 2003.

FLOREA, A. M.; BÜSSELBERG, D. Occurrence, use and potential toxic effects of metals and metal compounds. Biometals, v. 19, n. 4, p. 419-427, 2006.

JUNIOR, L. C. L. Diretrizes para avaliação de desempenho ambiental da indústria gráfica. 2010.

OLIVEIRA, D. B.; et al. Fabricação de papel artesanal em oficinas de reciclagem na cidade de Maringá-PR: uma interface da química na transformação social. XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Brasília, 2010.

PIASSI, L. M.; AGUIAR, E. M.; ANTONIO, L. Q. A Logística reversa nos programas de redução de resíduos da USP e UFSCAR. Minerva, v. 6, p. 59-65 São Paulo, 2002.

RIBEIRO, A, M; FILHO, M, R. Proposta para o projeto de reciclagem das aparas do papel gráfico da universidade estadual de Londrina. Londrina, 2008.

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE (SMA). Guia técnico ambiental da indústria gráfica. São Paulo, 2003.

UNB. Dinheiro velho e bituca de cigarro ganham nova utilidade, 2013. Disponível em: http://unb2.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=8123. Acesso em: 20 de março de 2017.

VAZ, CAROLINE R.; et al. Produção mais Limpa versus Manutenção Produtiva Total: uma revisão dessas ferramentas. Congresso Internacional de Administração. Setembro, 2009.

VILLAS-BOAS, A. Produção gráfica para designers. 2AB, 2008.

WELLS, N. Sustentabilidade, energia e meio ambiente. Relatório especial da princity, 2008.

ZANIN, E.; et al. Adsorption of heavy metals from wastewatergraphic industry using clinoptilolite zeolite as adsorbent. Process Safety and Environmental Protection, V.05, p. 194-200, 2016.

Downloads

Publicado

2019-02-04

Edição

Seção

Artigo