Ciência com micróbios: uma proposta de mediação entre a universidade e a escola

Autores

Palavras-chave:

Universidades brasileiras, Bibliotecas universitárias, Atividades extensionistas, Microbiologia.

Resumo

O bibliotecário visa a organizacão e a difusão da informação documental, entretanto esses profissionais podem promover açÅes culturais que ultrapassam o trabalho com suportes bibliográficos. Profissionais da biblioteca do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPPG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro de Extensão da Microbiologia (CEM), em parceria com a docência do IMPPG, têm mediado processos de cunho pedagógico, científico e cultural. Alunos do ensino fundamental de escolas públicas vivenciam o mundo dos microrganismos através de atividades extensionistas da UFRJ. Os espaços são ambientados com personagens da coleção “Ciência com micróbios”, concebidos pela professora Alane Beatriz Vermelho, que explora a temática da microbiologia para crianças. São atividades que incluem contação de histórias, apresentação de videos, exploração de jogos e observação microscópica. A ação cultural é coordenada pela professora, mediada por um Técnico Administrativo em Educação (TAE), um bibliotecário e por bolsistas de extensão. A ação objetiva promover a formação de movimentos culturais em bibliotecas e salas de aula, evidenciar a possibilidade de interação entre crianças, professores e bibliotecários nesses espaços e estimular a natureza intelectual de atores do ensino fundamental. A biblioteca do IMPPG ao participar do projeto “Ciência com micróbios”, além de impulsionar bibliotecas e salas de aulas como espacos aprazíveis do saber, pretende intensificar atividades de integração entre pesquisa, ensino e extensão na Universidade.

Biografia do Autor

Ana Paula Alves Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bibliotecária e documentalista em Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);

Bibliotecária do Instituto de Microbiologia Paulo de Gés (IMPPG) há 06 anos.

Mestre em Biblioteconomia em 2017.

Adília Batista de Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (UFRJ).

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Publicado

2019-02-04

Edição

Seção

Artigo