Ciência com micróbios: uma proposta de mediação entre a universidade e a escola
Palavras-chave:
Universidades brasileiras, Bibliotecas universitárias, Atividades extensionistas, Microbiologia.Resumo
O bibliotecário visa a organizacão e a difusão da informação documental, entretanto esses profissionais podem promover açÅes culturais que ultrapassam o trabalho com suportes bibliográficos. Profissionais da biblioteca do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPPG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro de Extensão da Microbiologia (CEM), em parceria com a docência do IMPPG, têm mediado processos de cunho pedagógico, científico e cultural. Alunos do ensino fundamental de escolas públicas vivenciam o mundo dos microrganismos através de atividades extensionistas da UFRJ. Os espaços são ambientados com personagens da coleção “Ciência com micróbios”, concebidos pela professora Alane Beatriz Vermelho, que explora a temática da microbiologia para crianças. São atividades que incluem contação de histórias, apresentação de videos, exploração de jogos e observação microscópica. A ação cultural é coordenada pela professora, mediada por um Técnico Administrativo em Educação (TAE), um bibliotecário e por bolsistas de extensão. A ação objetiva promover a formação de movimentos culturais em bibliotecas e salas de aula, evidenciar a possibilidade de interação entre crianças, professores e bibliotecários nesses espaços e estimular a natureza intelectual de atores do ensino fundamental. A biblioteca do IMPPG ao participar do projeto “Ciência com micróbios”, além de impulsionar bibliotecas e salas de aulas como espacos aprazíveis do saber, pretende intensificar atividades de integração entre pesquisa, ensino e extensão na Universidade.
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