TECNOLOGIA SOCIAL E A POLÍTICA DE INOVAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE/RS
Palavras-chave:
Tecnologia Social, Tecnologia Convencional, Inovação Tecnológica, Modelo Societário Liberal, Política de InovaçãoResumo
O presente artigo trata de uma breve revisão bibliográfica sobre o conceito de tecnologia social com o objetivo de contribuir para a formulação de uma política institucional de inovação tecnológica na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Contribui apontando as relações entre os conceitos de tecnologia social e tecnologia convencional na produção de inovação tecnológica. Trabalha com a relação entre ambientes políticos, econômicos e sociais e as respectivas consequências de uma política institucional de inovação em ambiente público produtor de ciência, tecnologia e inovação. o texto parte de um pressuposto categórico que afirma o atual modelo societário capitalista como transitório. Ou seja, um modelo só compreendido a partir de sua dimensão histórica. Afirma, por consequência, que o atual estágio de desenvolvimento das sociedades contemporâneas indica seu esgotamento. em função disso, a constituição da relação universidade/sociedade, que conforma a possibilidade de uma política de inovação, com transferência de tecnologia, se dá em ambiente complexo que pode produzir, como um dos seus corolários a submissão das Instituições de ensino superior, públicas, à lógica do mercado. conclui por um conjunto de proposições que podem reduzir os danos na produção de uma política institucional de inovação tecnológica.Referências
ALBIERO Berni, Jean Carlo, Maffini Gomes, Claudia, Perlin, Ana Paulo, Marques Kneipp, Jordana, Frizzo, Kamila, Interação universidade-empresa para a inovação e a transferência de tecnologia. Revista Gestão Universitária na América Latina GUAL [online], V. 8, n. 2, p. 258-277, maio 2015. Dispnível em: http://www.redalyc.org/html/3193/319338455013. Acesso em: 10 de abr. 2017.
DAGNINO, Renato; Brandão, flávio cruvinel; Novaes, Henrique, tahan. Sobre o marco analítico da tecnologia social. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/18_ref_capes/arquivos/arquivo_110.pdf
______. Tecnologia Social: base conceitual. Revist@ do Observatório do Movimento pela Tecnologia Social da América Latina. Ciência & Tecnologia Social. A construção crítica da tecnologia pelos atores sociais. V. 1, n. 1, Julho de 2011. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/cts/article/view/3840/4328.
DARDOT, Pierre. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal / Pierre Dardot; Cristian Laval: tradução Mariana Echalar. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
FERNANDES, rosa maria Castilhos. Tecnologias sociais: experiências e contribuições para o desenvolvimento social e sustentável / Rosa Maria Castilhos Fernandes, Ana Lúcia Suárez Maciel (organizadoras). Porto Alegre: Fundação Irmão José Otão, 2010. [acessado em 4 de março de 2017]. Disponível em: http://www.fijo.org.br/docs/publicacaoTS_FIJO-edit-baixa.pdf.
LEAL, sayonara; VARGAS, Eduardo raupp de. Entre associativismo e regimes de engajamento: reflexões acerca do conceito de inovação social para pensar políticas públicas de inovação. Estudos de Sociologia. Araraquara v.19, no. 37. P.349-369. jul dez. 2014. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/estudos/article/view/6276/5229.
LOWY, Michael, 1938. Lucien Goldmann, ou A dialética da totalidade / Michael Lowy e Sami Nair; tradução Wanda Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo, 2008.
MÉSZÁROS, Istan. Para Além do Capital: Rumo a uma teoria da transição / István Mészarós. 1.ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2011. (Mundo do Trabalho).
______. A crise estrutural do capital / István Mészáros, tradução Francisco. Raul Cornejo...[et al.]. 2 ed. rev. E ampliada São Paulo: Boitempo, 2011.
PPI/PDI Projeto Pedagógico Institucional / Plano de Desenvolvimento Institucional. Universidade Federal do Rio Grande/RS http://www.pdi.furg.br.
SANTOS, Adriana B. A. dos, FAZION, Cíntia B., MEROE, Giuliano P. S. de. Inovação: um estudo sobre a evolução do conceito de schumpeter. Caderno de Administração. Revista da Faculdade de Administração da FEA. ISSN 1414-7394. Pontífice Universidade Católica, São Paulo. [V. 5, n.1 ] 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br//index.php/caadm/article/view/9014/6623. Acesso em: 8 de abr. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.