MODELO DE NEGÓCIOS APLICADO À GESTÃO PÚBLICA: PROPOSTA AO SETOR ESPORTIVO DE UMA UNIVERSIDADE

Rafael de Paiva Pereira Thiers Vieira, Andréa Aparecida da Costa Mineiro

Resumo


Em busca de vantagens competitivas, é crescente a adoção de modelos de negócios pelo mundo empresarial. Ao observar tais vantagens, o setor público tem procurado adaptar e utilizar esses modelos de negócios em busca de benefícios para a gestão pública. Atualmente, o Business Model Canvas (BMC) é um dos modelos de negócios mais adotado por ser adaptável e dinâmico, além de ter representação simples, sendo observadas aplicações de sucesso em ambos setores, público e privado. Por meio de nove componentes integrados, o BMC foca na criação de valor e nos clientes. Este estudo de caso teve como objetivo a aplicação do BMC no Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Federal de Itajubá, buscando-se melhorias na gestão estratégica e nos resultados do setor: atribuição de valor para os serviços prestados com consequente aumento na percepção de valor pela administração universitária e pelos clientes (alunos e servidores); aumento da participação dos clientes nas atividades físico-esportivas ofertadas; e maior dinamicidade na gestão operacional do setor. A elaboração do quadro de modelos de negócios possibilitou definir os nove componentes do BMC e visualizar como eles se inter-relacionam. Além disso, as relações de causa-efeito de ações gerenciais em cada componente possibilitaram melhorias observáveis. Conclui-se que o uso do BMC foi de grande benefício inicial. Acredita-se que o uso contínuo desse instrumento possibilitará um planejamento estratégico mais bem estruturado e embasado em dados mensuráveis.

Palavras-chave


Business Model Canvas; Modelo de Negócios; Gestão Pública

Texto completo:

PDF

Referências


AGUNE, R. et al. Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público: dá pra fazer. São Paulo: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, 2014.

ALMEIDA, D. A. et al. Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2018. UNIFEI, p. 22, 2015. Disponível em: http://www.unifei.edu.br/files/anexos/PDI.pdf. Acesso em: 17 fev. 2016.

APPOLINÁRIO, F. Metodologia da Ciência: Filosofia e Prática da pesquisa. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

ARAGÃO, C. V. Burocracia, Eficiência e Modelos de Gestão Pública: um Ensaio. Revista do Serviço Público, v. 3, n. 48, p. 104-132, 1997.

ARÔXA, D. V. M. et al. Gestão por Resultados: estratégias, processos e projetos - estruturando o Escritório Central de Governança de Sergipe. CONSAD, maio 2015.

BÄCHTOLD, C. Noções de Administração Pública. Cuiabá: Ed. UFMT; Curitiba: Ed. UFPR, 2008.

BERGERON, B. Essentials of Knowledge Management Studies in health technology and informatics. New Jersey: John Wiley & Sons, v. 160, p. 1-208, 2003.

BRASIL. Lei nº 9784, 29 jan. 1999.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. Revista do Serviço Público, v. 1, n. 47, p. 1-28, 1996.

CASADESUS-MASANELL, R.; RICART, J. E. From strategy to business models and onto tatics. Long range planning, v. 43, n. 2, p. 195-215, 2010.

CATELLI, A. Avaliação da Gestão Pública. In: Seminário ESAF 25 Anos. Anais… Brasília, 2000.

CHAMBERS, E.; PATROCÍNIO, M. Business Models and Value Creation: A Case Study of New York City Economic Development Corporation. 124 p. Thesis (Master of Science - Umea School of Business) - Umea University, Sweden, 2011.

CHESBROUGH, H.; ROSENBLOOM, R. S. The role of business model in capturing value from innovation: evidence from Xeros Corporation's technology spin-off companies. Industrial and Corporate Change, v. 11, n. 3, p. 529-555, 2002. Disponível em: http://www.sce.carleton.ca/faculty/tanev/TTMG_5005_T/Session_9_Mar_10_2008/Chesbrough_ICC_2002.pdf. Acesso em: 01 set. 2015.

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of management review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989. Disponível em: http://euroac.ffri.hr/wp-content/uploads/2010/06/Eisenhardt_1989_Building-Theories-from-Case.pdf. Acesso em: 11 out. 2015.

GHAZIANI, A.; VENTRESCA, M. J. Keywords and cultural change: frame analysis of business model public talk, 1975--2000. Sociological Forum. Kluwer Academic Publishers-Plenum Publishers, 2005.

KEEN, P.; QURESHI, S. Organizational Transformation throught Business Models: A Framework for Business Model Design. IEEE 39th Hawaii International Conference on System Sciences: Hawaii, 2006.

MACHADO, F. M.; RUPPHENTAL, J. E. Desafios à Inovação para o Setor Público Brasileiro. 2º Fórum Internacional ECOINOVAR: Santa Maria/RS, 23-24 set. 2013.

MALHOTRA, Y. Knowledge management and the new organizations forms: a framework for business model innovation. Information Resources Management journal, v. 13, n.1, p. 1-31, 2000.

MARTINS, H. F. Avança Brasil e a Gestão Empreendedora: Uma Análise de Modelos de Planejamento e Gestão Governamental. Revista Eletrônica Sobre a Reforma do Estado (RERE), Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Público, n. 11, set./out./nov. 2007. Disponível em: http://www.direitodoestado.com.br/rere.asp. Acesso em: 13 maio 2015.

NONAKA, I.; TOYAMA, R.; KONNO, N. SECI, Ba and Leadership: a Unified Model of Dynamic Knowledge Creation. Long Range Planning, v. 33, n. 1, p. 5-34, 2000.

OSBORNE, D.; GAEBLER, T. Reinventando o Governo. Tradução S. Fernando; G. Bath; e M. Júnior. 6. ed. Brasília: MH Comunicação, 1995.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. An ontology for e-business models. Value creation from e-business models, p. 65-97, 2004. Disponível em: http://inforge.unil.ch/yp/Pub/Final_BookChapter.pdf. Acesso em: 02 set. 2015.

______. Business Model Generation - Inovação em Modelo de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y.; TUCCI, C.L. Clarifying business model: origins, present and future of the concept. Communications of the Association For Information Systems, v. 15, maio 2015.

PATELI, A. G.; GIAGLIS, G. M. A research framework for analysing eBusiness models. European Journal of Information Systems, v. 13, n. 4, p. 302-314, 2004.

RAUSCH, G. Modelo de Negócios: Proposição de um Metamodelo Conceitual. 184 p. Dissertação (Mestrado em Ciências - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) - Universidade Estadual de São Paulo, Ribeirão Preto, 2012.

REESE, L. A.; OHREN, J. F. You Get What You Pay For: Agency Resources And Local Economic Development Policies. Journal of Public Budgeting, Accounting & Financial Management, Fort Lauderdale, v. 1, n. 3, p. 1-14, 1999.

SALDANHA, C. Introdução à Gestão Pública. São Paulo: Saraiva, 2006.

SHAFER, S. M.; SMITH, H. J.; LINDER, J. C. The power of business models. Business Horizons. n. 48, p. 199-207, 2005. Disponível em: http://www.matizyasociados.com/wp-content/uploads/2014/02/The-power-of-business-models-Shafer-Smith-Linder.pdf. Acesso em: 01 set. 2015.

SILVA, E.L.; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2000.

SOSNA, M.; TREVINYO-RODRÍGUEZ, R. N.; VELAMURI, S. R. Business Model Innovation through Trial-and-Error LearningThe Naturhouse Case. Long Range Planning, v. 43, n. 2-3, p. 383-407, 2010.

TAKAHASHI, S.; TAKAHASHI, V. P. Estratégia de Inovação: Sinergia entre Oportunidades e Competências. São Paulo: Manole, 2011.

TAYLOR, F. W. Princípios de Administração Científica. Tradução: Arlindo Vieira Ramos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1990.

TEECE, D. J. Business Models, Business Strategy and Innovation. Long Range Planning, v. 43, n. 2-3, p. 172-194. Elsevier, 2010.

TEIXEIRA, H. J.; SANTANA, S. M. (coord.). Remodelando a Gestão Pública. São Paulo: Edgard Blücher, 1994.

TEIXEIRA, L. C. M. Estratégias Competitivas em Modelos de Negócios de Bancos Públicos Federais. 201 p. Tese (Doutorado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

TURATO, E. R. Métodos Qualitativos e Quantitativos na Área da Saúde: Definições, Diferenças e seus Objetos de Pesquisa. Revista de Saúde Pública, v. 3, n. 39, p. 507-514, 2005.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo, Atlas, 2000.

ZOTT, C.; AMIT, R. Business model design and the performance of entrepreneurial firms. Organization Science, v. 18, n. 2, p. 181-199, 2007. Disponível em: https://flora.insead.edu/fichiersti_wp/inseadwp2006/2006-33.pdf. Acesso em: 01 set. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Práticas em Gestão Pública Universitária

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E DIRETÓRIOS

Google Acadêmico | sumários.org  | LivRe! | Diadorim | Latindex | DOAJ | Miguilim