MODELO DE NEGÓCIOS APLICADO À GESTÃO PÚBLICA: PROPOSTA AO SETOR ESPORTIVO DE UMA UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Business Model Canvas, Modelo de Negócios, Gestão PúblicaResumo
Em busca de vantagens competitivas, é crescente a adoção de modelos de negócios pelo mundo empresarial. Ao observar tais vantagens, o setor público tem procurado adaptar e utilizar esses modelos de negócios em busca de benefícios para a gestão pública. Atualmente, o Business Model Canvas (BMC) é um dos modelos de negócios mais adotado por ser adaptável e dinâmico, além de ter representação simples, sendo observadas aplicações de sucesso em ambos setores, público e privado. Por meio de nove componentes integrados, o BMC foca na criação de valor e nos clientes. Este estudo de caso teve como objetivo a aplicação do BMC no Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Federal de Itajubá, buscando-se melhorias na gestão estratégica e nos resultados do setor: atribuição de valor para os serviços prestados com consequente aumento na percepção de valor pela administração universitária e pelos clientes (alunos e servidores); aumento da participação dos clientes nas atividades físico-esportivas ofertadas; e maior dinamicidade na gestão operacional do setor. A elaboração do quadro de modelos de negócios possibilitou definir os nove componentes do BMC e visualizar como eles se inter-relacionam. Além disso, as relações de causa-efeito de ações gerenciais em cada componente possibilitaram melhorias observáveis. Conclui-se que o uso do BMC foi de grande benefício inicial. Acredita-se que o uso contínuo desse instrumento possibilitará um planejamento estratégico mais bem estruturado e embasado em dados mensuráveis.Referências
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