MODELO DE NEGÓCIOS APLICADO À GESTÃO PÚBLICA: PROPOSTA AO SETOR ESPORTIVO DE UMA UNIVERSIDADE

Autores

Palavras-chave:

Business Model Canvas, Modelo de Negócios, Gestão Pública

Resumo

Em busca de vantagens competitivas, é crescente a adoção de modelos de negócios pelo mundo empresarial. Ao observar tais vantagens, o setor público tem procurado adaptar e utilizar esses modelos de negócios em busca de benefícios para a gestão pública. Atualmente, o Business Model Canvas (BMC) é um dos modelos de negócios mais adotado por ser adaptável e dinâmico, além de ter representação simples, sendo observadas aplicações de sucesso em ambos setores, público e privado. Por meio de nove componentes integrados, o BMC foca na criação de valor e nos clientes. Este estudo de caso teve como objetivo a aplicação do BMC no Centro de Educação Física e Esportes da Universidade Federal de Itajubá, buscando-se melhorias na gestão estratégica e nos resultados do setor: atribuição de valor para os serviços prestados com consequente aumento na percepção de valor pela administração universitária e pelos clientes (alunos e servidores); aumento da participação dos clientes nas atividades físico-esportivas ofertadas; e maior dinamicidade na gestão operacional do setor. A elaboração do quadro de modelos de negócios possibilitou definir os nove componentes do BMC e visualizar como eles se inter-relacionam. Além disso, as relações de causa-efeito de ações gerenciais em cada componente possibilitaram melhorias observáveis. Conclui-se que o uso do BMC foi de grande benefício inicial. Acredita-se que o uso contínuo desse instrumento possibilitará um planejamento estratégico mais bem estruturado e embasado em dados mensuráveis.

Biografia do Autor

Rafael de Paiva Pereira Thiers Vieira, Universidade Federal de Itajubá

Bacharel em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (2008). Especialista em Treinamento Desportivo pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Itajubá (2017). Desde fevereiro de 2010, é Servidor Técnico-Administrativo da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), onde ocupa um dos cargos de Técnico Desportivo. Desde 2013 ocupa a função de Coordenador do Centro de Educação Física e Esportes na mesma Instituição.

Andréa Aparecida da Costa Mineiro, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Administração de Empresas com ênfase em Empreendedorismo e Negócios pela Universidade Federal de Itajubá (2003), especialização em Qualidade e Produtividade e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2007) na área de Economia e Finanças. Atualmente é Professora Adjunta, nível 01 na UNIFEI nas áreas de Empreendedorismo e Finanças. Atuou em empresas privadas por 15 anos nas áreas financeira, administração de vendas e em empresas de base tecnológica no desenvolvimento de políticas comerciais. A linha de pesquisa está direcionada a Empreendedorismo Tecnológico com foco em ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e interação entre universidade e empresas, gestão da inovação e redes de inovação.

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Publicado

2019-02-04

Edição

Seção

Artigo