A INTERNACIONALIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ABORDAGEM SOBRE A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

Autores

  • Tamara Maria Bordin Instituto Federal de Educação de Santa Catarina
  • João Clóvis Schmitz Instituto Federal de Educação de Santa Catarina
  • José Alvicio Ritter Instituto Federal de Educação de Santa Catarina
  • Luciane Stallivieri Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Internacionalização, Rede Federal de Educação Tecnológica, Gestão da Educação Pública, Estrutura Administrativa.

Resumo

Diante do atual contexto da educação pública do Brasil, e com o crescimento dos processos de globalização e integração nos mais diversos âmbitos, é fundamental a compreensão do papel da Internacionalização no que se refere à Educação Pública e, em especial, à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Sinalizam novos desafios para a gestão pública educacional, num momento em que as mudanças são cada vez mais constantes. Nesse sentido, o texto focaliza a questão da Internacionalização dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, criados pela lei n° 11.892/2008, tendo como objetivo apresentar um diagnóstico do nível de internacionalização em que as estruturas de Relações Internacionais dos Institutos Federais se encontram. Os resultados, obtidos a partir da aplicação de questionários às 38 Instituições que compõem a Rede Federal, sinalizam para algumas ações necessárias com vistas ao fortalecimento do seu processo de internacionalização, buscando sua projeção com qualidade no cenário da educação internacional.

Biografia do Autor

Tamara Maria Bordin, Instituto Federal de Educação de Santa Catarina

Gestão Educacional; Política Pública Educacional

João Clóvis Schmitz, Instituto Federal de Educação de Santa Catarina

Gestão Universitária; Política Pública Educacional

José Alvicio Ritter, Instituto Federal de Educação de Santa Catarina

Política Pública Educacional; Gestão Universitária

Luciane Stallivieri, Universidade Federal de Santa Catarina

Gestão Universitária; Política Pública Educacional

Referências

BRASIL. Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em 28 de jun. de 2016.

_______, LDB. Lei 9394/96 -- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Disponível em < www.planalto.gov.br >. Acesso em 13 de agosto de 2016.

FORINTER - FÓRUM DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Política de Relações Internacionais dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Brasília: 2009. Disponível em: http://forinter.conif.org.br/pt/home.html.> Acesso em 20 de jul. de 2016.

KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definition, approaches and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n.1, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2009. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf>. Acesso em 13 de agosto de 2016.

MIURA, I.K. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo em três áreas de conhecimento. 2006. 381 p. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006.

PEREIRA, Luiz Augusto Caldas. A rede Federal de Educação Profissional e o desenvolvimento local. -- 2003. Dissertação de Mestrado

RUDZKI, Romuald E. John. The Strategic Management of Internationalization -- Towards a Model of Theory and Practice. University of Newcastle, UK, 1998.

SEBASTIÁN, J. Cooperación e Internacionalización de las Universidades.

Buenos Aires: Biblos, 2004.

SILVA, Darly Henriques da. Cooperação internacional em ciência e tecnologia: oportunidades e riscos. Rev. bras. polít. int. vol.50 no.1 Brasília Jan./June 2007

STALLIVIERI, L. Estratégias de internacionalização das universidades brasileiras. Caxias do Sul: Educs, 2004. 123 p.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Artigo