A INTERNACIONALIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA ABORDAGEM SOBRE A ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

Tamara Maria Bordin, João Clóvis Schmitz, José Alvicio Ritter, Luciane Stallivieri

Resumo


Diante do atual contexto da educação pública do Brasil, e com o crescimento dos processos de globalização e integração nos mais diversos âmbitos, é fundamental a compreensão do papel da Internacionalização no que se refere à Educação Pública e, em especial, à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Sinalizam novos desafios para a gestão pública educacional, num momento em que as mudanças são cada vez mais constantes. Nesse sentido, o texto focaliza a questão da Internacionalização dos Institutos Federais de Educação Tecnológica, criados pela lei n° 11.892/2008, tendo como objetivo apresentar um diagnóstico do nível de internacionalização em que as estruturas de Relações Internacionais dos Institutos Federais se encontram. Os resultados, obtidos a partir da aplicação de questionários às 38 Instituições que compõem a Rede Federal, sinalizam para algumas ações necessárias com vistas ao fortalecimento do seu processo de internacionalização, buscando sua projeção com qualidade no cenário da educação internacional.


Palavras-chave


Internacionalização; Rede Federal de Educação Tecnológica; Gestão da Educação Pública; Estrutura Administrativa.

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Referências


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