TRILHAS DE APRENDIZAGEM POR COMPETÊNCIAS NA CAPACITAÇÃO: UM EXPERIMENTO NO SETOR PÚBLICO

Autores

  • Rosana Augusto Chagas Universidade Federal do Pará http://orcid.org/0000-0002-1876-926X
  • Thiago Dias Costa Universidade Federal do Pará
  • Nuno Jorge Magalhães Ribeiro Universidade Fernando Pessoa

Palavras-chave:

Trilhas de Aprendizagem, Gestão por Competências, Organizações Públicas.

Resumo

Como forma de agregar valor às organizações públicas federais brasileiras foi instituída pelo Decreto nº 5.707/2006, a política para o desenvolvimento de pessoal que define onze diretrizes orientadas para as competências organizacionais e individuais e possibilitou criar trilhas de aprendizagem por competências como formas diversificadas de aprendizagem, levando em consideração que todas as pessoas são diferentes e que, portanto, todas aprendem de formas diferentes. Para tanto, foi utilizada a metodologia de mapeamento de competências que resultou em variadas estratégias para a oferta de trilhas de aprendizagem por competências numa Instituição Federal de Ensino Superior (IES) com uma força de trabalho aproximada de 5.000 servidores, distribuídos em 128 cargos diferentes, resultando num processo de pouca adesão entre o público alvo dos eventos de capacitação oferecidos em formato de trilhas, instigando, por isso, a necessidade de aumentar os esforços de investigações a este respeito.

Biografia do Autor

Rosana Augusto Chagas, Universidade Federal do Pará

Possui graduação de bacharel em Administração (1992) , Especialização em Implantação de Sistemas de Informações Gerênciais - SIG (2001), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável, linha de pesquisa gestão publica (2013), pela Universidade Federal do Pará-UFPA. É doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Ferando Pessoa - PT. Pertence a carreira técnico administrativo em educação da UFPA, cargo Administrador. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Gestão por Competências e Trilhas de Aprendizagem.

Thiago Dias Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2001), mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2004) e doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2008). Leciona na faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará como professor Associado I. Atualmente, o docente trabalha na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências na administração pública, prestando consultoria para diferentes órgãos federais e estaduais.

Nuno Jorge Magalhães Ribeiro, Universidade Fernando Pessoa

Possui doutorado em PhD in Computer Science - University of York (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Fernando Pessoa. Tem experiência na área da Engenharia Informática com ênfase em Multimédia, Design de Interação (HCI) e Deenvolvimento de Aplicações para a Educação. Doutor em Computer Science (Ph.D.) pela Universidade de York (U.K.) na área das Interfaces Multimédia Inteligentes. Mestre e Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de Informática e Sistemas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Coordenador de Cursos da Área Científica de Informática da UFP: Licenciatura (1º ciclo) e Mestrado (2º ciclo) em Engenharia Informática, ramos Sistemas de Informação Multimédia e Computação Móvel; Curso de Especialização Tecnológica em Programação de Aplicações Web (CET-PAW) e Pós-graduação em Gestão e Administração de Redes Windows (PG-GARW). Docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UFP, leciona unidades curriculares de Multimédia e Tecnologias Interativas, Codificação e Representação Multimédia, Sistemas Digitais e Eletrónica Aplicada. Autor de livros técnicos "Multimédia e Tecnologias Interativas", publicado pela FCA (atualmente na 5ª edição), "Tecnologias de Compressão Multimédia", publicado pela FCA, "Enhancing Digital Information Awareness: Humanising User Interfaces with Speech-based Assistants", publicado pela VDM Verlag e "Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação", publicado pelas Edições da UFP (atualmente na 2ª edição). Investigador no Centro de Estudos e Recursos Multimediáticos da UFP (CEREM), nas áreas de Visão por Computador, Realidade Aumentada e Open Linked Data. Orientador de doutoramentos em Computação Emocional e Visualização de Informação Multimédia. Participou em projetos de I&D no Centro Multimédia da Universidade do Porto (CMUP) e no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC).

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Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Artigo