UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DOS TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS NA UNIRIO: A REALIZAÇÃO DO NAPE

Andreza Silva de Oliveira, Alessandra Victor do Nascimento Rosa, Flavia Varriol de Freitas Lobo Esteves

Resumo


O Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) é um cargo do serviço público federal que possui como pré-requisito ao servidor uma formação em curso superior em Pedagogia ou Licenciaturas. Tanto a formação exigida para o cargo quanto à natureza dele salientam, portanto, que as atribuições do TAE extrapolam atividades relacionadas apenas à área administrativa. No entanto, no contexto da universidade pública que é o campus deste relato de experiência, verifica-se que alguns TAEs executam rotinas essencialmente administrativas. Nesse âmbito, este texto tem como objetivo fazer um relato sobre a atuação dos TAEs lotados no Núcleo de Assuntos Pedagógicos e Educacionais (NAPE) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A metodologia utilizada é o relato de experiência. Como resultado, pretende-se revelar uma possibilidade de atuação do TAE sem fugir de suas atribuições, que são relacionadas ao processo educativo.

Palavras-chave


Técnico em Assuntos Educacionais; NAPE; UNIRIO; Atuação profissional

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