UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DOS TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS NA UNIRIO: A REALIZAÇÃO DO NAPE

Autores

  • Andreza Silva de Oliveira UNIRIO
  • Alessandra Victor do Nascimento Rosa UNIRIO
  • Flavia Varriol de Freitas Lobo Esteves UNIRIO

Palavras-chave:

Técnico em Assuntos Educacionais, NAPE, UNIRIO, Atuação profissional

Resumo

O Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) é um cargo do serviço público federal que possui como pré-requisito ao servidor uma formação em curso superior em Pedagogia ou Licenciaturas. Tanto a formação exigida para o cargo quanto à natureza dele salientam, portanto, que as atribuições do TAE extrapolam atividades relacionadas apenas à área administrativa. No entanto, no contexto da universidade pública que é o campus deste relato de experiência, verifica-se que alguns TAEs executam rotinas essencialmente administrativas. Nesse âmbito, este texto tem como objetivo fazer um relato sobre a atuação dos TAEs lotados no Núcleo de Assuntos Pedagógicos e Educacionais (NAPE) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A metodologia utilizada é o relato de experiência. Como resultado, pretende-se revelar uma possibilidade de atuação do TAE sem fugir de suas atribuições, que são relacionadas ao processo educativo.

Biografia do Autor

Andreza Silva de Oliveira, UNIRIO

Possui graduação em Letras/UERJ e mestrado em Língua Portuguesa/UERJ. É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no Núcleo de Assuntos Pedagógicos e Educacionais.

Alessandra Victor do Nascimento Rosa, UNIRIO

Possui graduação em Pedagogia/ UFRJ e doutorado em Educação/PUC-RIO. É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no Núcleo de Assuntos Pedagógicos e Educacionais.

Flavia Varriol de Freitas Lobo Esteves, UNIRIO

Possui graduação em Letras/Universidade e mestrado em Administração Pública/FGV. É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no Núcleo de Assuntos Pedagógicos e Educacionais.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Brasília, dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 29 set. 2016.

______. Ofício Circular nº 015, de 28 de novembro de 2005. Secretaria Executiva. CGGP/SAA/SE/MEC. Brasília, nov. 2005. Disponível em: https://www.ufpe.br/ssi/images/documentos/oficio%20circular%20n%200152005cggpsaasemec%2028.11.2005.pdf. Acesso em: 29 set. 2016.

______. Considerações sobre a situação atual dos Técnicos em Assuntos Educacionais no MEC. Ministério da Educação e Cultura, 1979. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001934.pdf. Acesso em: 29 maio 2018.

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO, 2017. Disponível em: http://www.unirio.br/progepe/GuiadosTAEsversofinal.pdf. Acesso em: 18 jun. 2018.

CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n24/n24a02.pdf. Acesso em: 20 jun. 2018.

SANSEVERINO, A. M. Plano de ação para o técnico em assuntos educacionais em uma instituição federal do ensino superior. 2015. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistema de Gestão). Escola de Engenharia. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

Downloads

Publicado

2019-02-04

Edição

Seção

Relato de Experiência