DESBUROCRATIZAÇÃO: ABORDAGEM BPM E A CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO

Autores

Palavras-chave:

Eficiência na Gestão Pública, Business Process Management, Carta de Serviços

Resumo

Este trabalho consistiu no estudo dos desafios que o gestor público moderno enfrenta no Modelo de Gestão Gerencial que se apresenta na condução dos governos desde a década de 1990. Esse modelo de gestão exige que o administrador público seja mais eficiente e transparente em suas ações de governo.  O artigo foi elaborado por meio de abordagem qualitativa, empregando-se a pesquisa exploratória como objetivo. O procedimento adotado foi o levantamento bibliográfico, além da análise da legislação pertinente. Obras sobre o tema foram utilizados como recurso de coleta de dados na expectativa de ampliar o conhecimento sobre o assunto proposto e trazer solução para o problema identificado. O objetivo deste estudo foi compreender de que forma a abordagem BPM (Business Process Management) pode contribuir com a prestação de um serviço mais eficiente ao cidadão/usuário, por meio da elaboração de uma Carta de Serviços, importante instrumento que apresenta os serviços prestados por determinado órgão. Ao analisar os resultados, pode-se perceber que o gestor público pode se utilizar de ferramentas outrora utilizadas com mais ênfase pela iniciativa privada, como a abordagem BPM, por exemplo. Por meio da análise de uma das ferramentas propostas por esse método, a Cadeia de Valor, os processos finalísticos foram facilmente identificados para serem descritos na Carta de Serviços, instrumento promovido com o objetivo de aumentar a eficiência do gestor público por meio do controle social. Conclui-se que é imprescindível que o gestor público contemporâneo busque meios cada vez mais produtivos para entregar mais valor ao cidadão.

Biografia do Autor

Adriana Trein de Abreu e Silva, Colégio Pedro II

Especialista em Gestão Pública. Possui MBA em Petróleo e Energias. É Bacharela em Administração de Empresas e possui Graduação Tecnológica em Logística Empresarial. Servidora Pública Federal do Colégio Pedro II, lotada na Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Desempenha a função de Chefe da Seção de Pesquisa Institucional, além de ser a substituta eventual da Diretora de Gestão do Conhecimento. Tem como atribuições profissionais o Mapeamento e Redesenho de Processos descritos na Cadeia de Valor da Instituição e o acompanhamento dos Projetos do Planejamento Estratégico. Coordena a compilação das informações necessárias para compor o Relatório de Gestão Anual, realiza a manutenção dos dados constantes no CPII em Números, além de ser responsável por elaborar e atualizar a Carta de Serviços do CPII. É, também, presidente da Comissão responsável pela construção do Plano de Dados Abertos da Entidade e integrante da Comissão de Cadastramento e Acompanhamento de Egressos e da Comissão de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional do CPII (2019-2022) e do Grupo de Trabalho que trata da implementação e acompanhamento da Gestão de Riscos no CPII.

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Publicado

2019-08-20

Edição

Seção

Artigo