AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO FERRAMENTA DE APOIO À GESTÃO UNIVERSITÁRIA: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

William Leal Colaço Fernandes, Sergio Adelar Brun

Resumo


Transformações na sociedade exigem evolução das organizações e são necessárias ferramentas para identificar e mensurar fatores que auxiliem nessa evolução. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo analisar a avaliação institucional, mais especificamente o processo de autoavaliação promovido no contexto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), buscando compreender como esta ferramenta contribui para melhorar a qualidade e o desempenho desta instituição. Para isso foram realizadas pesquisas documentais nos relatórios de autoavaliação gerados pela Comissão Própria de Avaliação da UFPR (CPA/UFPR) e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPR 2017-2021, além de entrevista não-estruturada com atores envolvidos no processo de execução da autoavaliação na instituição. Ao analisar os resultados divulgados no Relatório de Autoavaliação UFPR 2016, foram identificados pontos críticos em relação ao eixo gestão e infraestrutura da instituição, e quando analisados à luz do PDI 2017-2021, são encontrados objetivos estratégicos definidos e algumas ações já em andamento, que visam superar os pontos críticos.


Palavras-chave


Avaliação Institucional; Autoavaliação; Gestão Universitária.

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