EMI (ENGLISH AS A MEDIUM OF INSTRUCTION) COMO ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA: UM ESTUDO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização das IES

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o EMI como estratégia de internacionalização em casa do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (PPA/UEM). Esta é uma pesquisa descritivo-qualitativa. Os dados foram coletados por meio de documentos e observação participante. Foram coletados documentos por meio dos sítios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) e do currículo Lattes. A observação participante ocorreu nas dependências do PPA, bem como na sala onde foi realizado o curso sobre English as Medium of Instruction (EMI). Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. O PPA/UEM desenvolve diversas estratégias de internacionalização em casa (IeC), a saber: recebe professores e alunos do exterior em mobilidade, oferece disciplinas em inglês, e escreve e publica artigos em inglês. Desenvolve também atividades de internacionalização no exterior (InE), a saber: envia professores e alunos em mobilidade para fora do país, conta com professores com doutorado e pós-doutorado no exterior, e apresenta trabalhos no exterior. Este trabalho fornece subsídios para superar a falta de consciência e entendimento sobre os processos e práticas de internacionalização das Instituições de Ensino Superior, e pode ser útil dos pontos de vista teórico e prático.

Referências

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigo