O PROCESSO DE REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS E SEUS EFEITOS EM RELAÇÃO AO ESTÁGIO CURRICULAR

Autores

Palavras-chave:

Estágio curricular, Integração Curricular, Formação docente, Pedagogia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo pautar o dialogismo entre as experiências vividas no curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais a partir dos relatos e reflexões tecidas por discentes em relação ao estágio curricular. Ressaltaremos as discrepâncias e semelhanças contidas nos discursos de licenciandos em relação a esse elemento da formação docente. Para tanto priorizaremos a análise das representações dos discentes vinculados a dois currículos distintos editados nos anos de 2013 e 2016, respectivamente. Quais são, portanto, as implicações de um currículo que posiciona o estágio curricular como elemento central da formação docente de licenciandos de Pedagogia é a questão basilar cujos nossos esforços estarão empenhados em responder. Assim, este artigo se fundamenta no seguinte rol de objetivos: a) apontar a importância do estágio curricular para a formação docente; b) evidenciar e compreender os efeitos da “reforma curricular” do curso de Pedagogia da Instituição analisada, especialmente no que tange ao estágio curricular; c) investigar os efeitos de uma disciplina: Integração Curricular, sendo esta contida no currículo elaborado em 2016 com explícita proposta de fundamentar as vivências de estágio curricular no âmbito do mencionado curso; e d) analisar as representações de licenciandos acerca dos efeitos supramencionados. Compreendemos, portanto, a evidência da primordialidade da articulação do estágio curricular como elemento central da confrontação dialética pertinente aos saberes constituídos, mobilizados no âmbito da universidade; e os saberes investidos, organizados no contexto das escolas de Educação Básica em que os estágios curriculares são realizados.

Biografia do Autor

Ricardo Ribeiro Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação, Professor do Ensino Superior vinculado ao Departamento de Educação e Ciências Humanas da UEMG - Unidade Ibirité.

Luciane Luiz Augusto

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibitité.

Silvana Conceição de Lima Pinheiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibitité.

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Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

Artigo