O PROCESSO DE REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS E SEUS EFEITOS EM RELAÇÃO AO ESTÁGIO CURRICULAR
Palavras-chave:
Estágio curricular, Integração Curricular, Formação docente, PedagogiaResumo
O presente artigo tem por objetivo pautar o dialogismo entre as experiências vividas no curso de licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública do estado de Minas Gerais a partir dos relatos e reflexões tecidas por discentes em relação ao estágio curricular. Ressaltaremos as discrepâncias e semelhanças contidas nos discursos de licenciandos em relação a esse elemento da formação docente. Para tanto priorizaremos a análise das representações dos discentes vinculados a dois currículos distintos editados nos anos de 2013 e 2016, respectivamente. Quais são, portanto, as implicações de um currículo que posiciona o estágio curricular como elemento central da formação docente de licenciandos de Pedagogia é a questão basilar cujos nossos esforços estarão empenhados em responder. Assim, este artigo se fundamenta no seguinte rol de objetivos: a) apontar a importância do estágio curricular para a formação docente; b) evidenciar e compreender os efeitos da “reforma curricular” do curso de Pedagogia da Instituição analisada, especialmente no que tange ao estágio curricular; c) investigar os efeitos de uma disciplina: Integração Curricular, sendo esta contida no currículo elaborado em 2016 com explícita proposta de fundamentar as vivências de estágio curricular no âmbito do mencionado curso; e d) analisar as representações de licenciandos acerca dos efeitos supramencionados. Compreendemos, portanto, a evidência da primordialidade da articulação do estágio curricular como elemento central da confrontação dialética pertinente aos saberes constituídos, mobilizados no âmbito da universidade; e os saberes investidos, organizados no contexto das escolas de Educação Básica em que os estágios curriculares são realizados.Referências
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