LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O DESIGN DE SERVIÇOS COM APLICAÇÕES EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS (UNIVERSIDADES)
Palavras-chave:
DESIGN DE SERVIÇOS, UNIVERSIDADES, GESTÃO PÚBLICAResumo
O Design de Serviços analisa holisticamente a organização, buscando essencialmente a perspectiva dos usuários dos serviços e, dessarte, organizar a estrutura da organização, principalmente no atendimento, para prover um serviço com maior aderência as necessidades. Este mapeamento sistemático observa o panorama corrente da pesquisa acadêmica nacional e internacional acerca do Design de Serviços, isoladamente e quando associado às organizações públicas. Este tema é útil para organizações públicas que atuam com escopo em serviço técnico, como universidades públicas que provém ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste estudo é contextualizar o leitor sobre este panorama valorizando o tema de pesquisa. Foi conduzido levantamento sistemático de artigos sob 4 strings de pesquisa (duas em português e duas em inglês) e coletados os dados sob 4 motores de busca (Scopus, Science Direct, Web of Science e Periódicos Capes). Os resultados concluem que o assunto está em ascensão, e sugere que pesquisa nacional tem espaço para explorá-lo com contribuição efetiva à comunidade acadêmica.
Referências
ALMEIDA, Milene Félix de et al. Dinâmica das interações na inovação em serviços centrada no usuário à luz da estratégia como prática. 2018.
GALLOUJ, Faïz. Innovating in reverse: services and the reverse product cycle. European Journal of Innovation Management, v. 1, n. 3, p. 123-138, 1998.
HAUKNES, Johan. Services in innovation-innovation in services. 1998.
MORITZ, Stefan. Service design. Practical access to an evolving field. Köln International School of Design, 2005.
Monteiro, D. Diferença entre mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura. Disponível em: http://monteiro.inf.br/site/index.php/blog/31 diferenca entre mapeamento sistematico
e revisao sistematica da literatura . Acessado em: 09/10/2019
ROCHESKA, Slavica et al. User-Driven Innovation: Towards a New Innovation Para-digm. Economic Review: Journal of Economics and Business, v. 12, n. 1, p. 31-41, 2014..
SCHUURMAN, Dimitri; DE MAREZ, Lieven. User-centered innovation: towards a conceptual integration of lead users and Living Labs. In: Proceedings of COST298-conference The Good, The Bad and The Challenging. 2009. p. 13-15.
VARGAS, Eduardo Raupp. Estratégia e inovação em serviços. 26º ENCONTRO NACIO-NAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.