LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O DESIGN DE SERVIÇOS COM APLICAÇÕES EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS (UNIVERSIDADES)

Autores

  • Caroline Maia do Carmo Vianna Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO https://orcid.org/0000-0002-9834-4834
  • Thiago Borges Renault Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCAd) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia, do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e do consórcio CEDERJ de ensino à distância. Vice coordenador do Centro de Estudos Avançados da UFRRJ. Economista com mestrado e doutorado em engenharia de produção, atua há quinze anos em atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas relacionados à inovação e ao empreendedorismo. Pós doutorado no Research Policy Institute da Universidade de Lund na Suécia (Bolsista CAPES), pesquisador visitante na Universidade de Havana em Cuba (Bolsista CAPES). Aluno da academia Globelics de doutorado na Universidade de Tampere na Finlândia (Bolsa concedida pelo governo da Finlândia). Membro do Painel Consultivo de Políticas de Inovação estabelecido pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico da província de Gauteng na Africa do Sul em 2013. Membro do National Advisory Council - NACI, ligado do Department of Science and Techonology do governo da Africa do Sul (2017 - 2018). Membro do conselho consultivo do Rio Criativo em 2013 e membro do conselho consultivo do Plano Nacional de Empreendedorismo desenvolvido pela secretaria nacional da Juventude em 2017. Membro do conselho científico da conferência nacional da ANPROTEC em 2017, 2018 e 2019. Membro do conselho do programa de iniciação a inovação da UFRRJ (PIBITI/CNPq/UFRRJ). Coordenador do Programa de Iniciação à Inovação da Universidade Federal Fluminense (2015 - 2017). Foi assessor técnico da Presidência (2015 - 2016) e Diretoria de Tecnologia e Inovação da FAPERJ (2016-2018). Foi diretor da Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (2015 - 2017). Consultor do Sebrae RJ para assuntos relacionados à inovação e empreendedorismo em pequenas e médias empresas (2003 - 2013). Consultor ad hoc do CNPq para assuntos relacionados a inovação tecnológica (bolsista avaliador nos anos de 2012 e 2013). Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Inovação - NEIN, vinculado à UFRRJ. https://orcid.org/0000-0001-7523-2437

Palavras-chave:

DESIGN DE SERVIÇOS, UNIVERSIDADES, GESTÃO PÚBLICA

Resumo

O Design de Serviços analisa holisticamente a organização, buscando essencialmente a perspectiva dos usuários dos serviços e, dessarte, organizar a estrutura da organização, principalmente no atendimento, para prover um serviço com maior aderência as necessidades. Este mapeamento sistemático observa o panorama corrente da pesquisa acadêmica nacional e internacional acerca do Design de Serviços, isoladamente e quando associado às organizações públicas. Este tema é útil para organizações públicas que atuam com escopo em serviço técnico, como universidades públicas que provém ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste estudo é contextualizar o leitor sobre este panorama valorizando o tema de pesquisa. Foi conduzido levantamento sistemático de artigos sob 4 strings de pesquisa (duas em português e duas em inglês) e coletados os dados sob 4 motores de busca (Scopus, Science Direct, Web of Science e Periódicos Capes). Os resultados concluem que o assunto está em ascensão, e sugere que pesquisa nacional tem espaço para explorá-lo com contribuição efetiva à comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Caroline Maia do Carmo Vianna Dantas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Graduada em Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pós-graduada com MBA de Gestão de Projetos pela Universidade Candido Mendes (UCAM).
Atualmente, é mestranda em Gestão e Estratégia pela UFRRJ.

É Diretora da Divisão Gráfica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), gerenciando 07 setores
produtivos e aproximadamente 40 funcionários em prédio independente com área de 1500m². A operação da Divisão é composta por atividade industrial, criativa e administrativa

Atua principalmente nos eixos: administração; gestão de projetos; gestão por serviços.

Thiago Borges Renault, Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCAd) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia, do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e do consórcio CEDERJ de ensino à distância. Vice coordenador do Centro de Estudos Avançados da UFRRJ. Economista com mestrado e doutorado em engenharia de produção, atua há quinze anos em atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas relacionados à inovação e ao empreendedorismo. Pós doutorado no Research Policy Institute da Universidade de Lund na Suécia (Bolsista CAPES), pesquisador visitante na Universidade de Havana em Cuba (Bolsista CAPES). Aluno da academia Globelics de doutorado na Universidade de Tampere na Finlândia (Bolsa concedida pelo governo da Finlândia). Membro do Painel Consultivo de Políticas de Inovação estabelecido pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico da província de Gauteng na Africa do Sul em 2013. Membro do National Advisory Council - NACI, ligado do Department of Science and Techonology do governo da Africa do Sul (2017 - 2018). Membro do conselho consultivo do Rio Criativo em 2013 e membro do conselho consultivo do Plano Nacional de Empreendedorismo desenvolvido pela secretaria nacional da Juventude em 2017. Membro do conselho científico da conferência nacional da ANPROTEC em 2017, 2018 e 2019. Membro do conselho do programa de iniciação a inovação da UFRRJ (PIBITI/CNPq/UFRRJ). Coordenador do Programa de Iniciação à Inovação da Universidade Federal Fluminense (2015 - 2017). Foi assessor técnico da Presidência (2015 - 2016) e Diretoria de Tecnologia e Inovação da FAPERJ (2016-2018). Foi diretor da Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (2015 - 2017). Consultor do Sebrae RJ para assuntos relacionados à inovação e empreendedorismo em pequenas e médias empresas (2003 - 2013). Consultor ad hoc do CNPq para assuntos relacionados a inovação tecnológica (bolsista avaliador nos anos de 2012 e 2013). Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Inovação - NEIN, vinculado à UFRRJ.

Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCAd) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia, do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e do consórcio CEDERJ de ensino à distância. Vice coordenador do Centro de Estudos Avançados da UFRRJ. Economista com mestrado e doutorado em engenharia de produção, atua há quinze anos em atividades de ensino, pesquisa e extensão em temas relacionados à inovação e ao empreendedorismo. Pós doutorado no Research Policy Institute da Universidade de Lund na Suécia (Bolsista CAPES), pesquisador visitante na Universidade de Havana em Cuba (Bolsista CAPES). Aluno da academia Globelics de doutorado na Universidade de Tampere na Finlândia (Bolsa concedida pelo governo da Finlândia). Membro do Painel Consultivo de Políticas de Inovação estabelecido pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico da província de Gauteng na Africa do Sul em 2013. Membro do National Advisory Council - NACI, ligado do Department of Science and Techonology do governo da Africa do Sul (2017 - 2018). Membro do conselho consultivo do Rio Criativo em 2013 e membro do conselho consultivo do Plano Nacional de Empreendedorismo desenvolvido pela secretaria nacional da Juventude em 2017. Membro do conselho científico da conferência nacional da ANPROTEC em 2017, 2018 e 2019. Membro do conselho do programa de iniciação a inovação da UFRRJ (PIBITI/CNPq/UFRRJ). Coordenador do Programa de Iniciação à Inovação da Universidade Federal Fluminense (2015 - 2017). Foi assessor técnico da Presidência (2015 - 2016) e Diretoria de Tecnologia e Inovação da FAPERJ (2016-2018). Foi diretor da Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (2015 - 2017). Consultor do Sebrae RJ para assuntos relacionados à inovação e empreendedorismo em pequenas e médias empresas (2003 - 2013). Consultor ad hoc do CNPq para assuntos relacionados a inovação tecnológica (bolsista avaliador nos anos de 2012 e 2013). Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Inovação - NEIN, vinculado à UFRRJ. 

Referências

ALMEIDA, Milene Félix de et al. Dinâmica das interações na inovação em serviços centrada no usuário à luz da estratégia como prática. 2018.

GALLOUJ, Faïz. Innovating in reverse: services and the reverse product cycle. European Journal of Innovation Management, v. 1, n. 3, p. 123-138, 1998.

HAUKNES, Johan. Services in innovation-innovation in services. 1998.

MORITZ, Stefan. Service design. Practical access to an evolving field. Köln International School of Design, 2005.

Monteiro, D. Diferença entre mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura. Disponível em: http://monteiro.inf.br/site/index.php/blog/31 diferenca entre mapeamento sistematico

e revisao sistematica da literatura . Acessado em: 09/10/2019

ROCHESKA, Slavica et al. User-Driven Innovation: Towards a New Innovation Para-digm. Economic Review: Journal of Economics and Business, v. 12, n. 1, p. 31-41, 2014..

SCHUURMAN, Dimitri; DE MAREZ, Lieven. User-centered innovation: towards a conceptual integration of lead users and Living Labs. In: Proceedings of COST298-conference The Good, The Bad and The Challenging. 2009. p. 13-15.

VARGAS, Eduardo Raupp. Estratégia e inovação em serviços. 26º ENCONTRO NACIO-NAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2002.

Downloads

Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

Artigo