ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E PNAES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE

Autores

  • Daniel Gustavo dos Santos Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ - Minas Gerais - Brasil Programa Profissional em Administração Pública (Mestrado Profissional)
  • Paulo Henrique de Lima Siqueira Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ - Minas Gerais - Brasil Programa Profissional em Administração Pública (Mestrado Profissional) https://orcid.org/0000-0001-8204-7846
  • Daniela Martins Diniz Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ - Minas Gerais - Brasil Programa Profissional em Administração Pública (Mestrado Profissional) https://orcid.org/0000-0001-8535-8703

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, PNAES, Ensino Superior, Políticas Públicas, Avaliação.

Resumo

A Assistência Estudantil no ensino superior brasileiro obteve um grande passo para uma política de estado com a implantação do Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAES por meio do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Com isso, torna-se importante analisar como tem sido o desempenho no gerenciamento do PNAES nas Instituições Federais de ensino. O objetivo deste trabalho é conhecer e mapear os artigos publicados sobre Assistência Estudantil no ensino superior e sobre o PNAES além de analisar aqueles estudos direcionados para monitoramento e avaliação do programa, haja vista ser um tema ainda escasso em pesquisas. Foi realizada uma pesquisa bibliométrica de artigos no Portal de Periódicos da Capes sem delimitação de período de tempo. Os principais resultados demonstraram um aumento de publicações a partir de 2014. Com relação aos pesquisadores, demonstrou-se uma acanhada trajetória de pesquisa e a maioria dos trabalhos foi realizada em cooperação. Constatou-se também a existência de poucos artigos que abordaram a questão da avaliação do PNAES, sendo que esses focam em aspectos como eficácia e alcance dos objetivos do programa, podendo sugerir conforme Costa e Castanhar (2003) a existência de dificuldades metodológicas na sistematização da avaliação. Considera-se a necessidade de aumentar as discussões acerca do tema e que o PNAES objetivando a igualdade de oportunidade aos discentes no ensino superior auxilia no combate ou redução das desigualdades sociais.

Biografia do Autor

Daniel Gustavo dos Santos, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ - Minas Gerais - Brasil Programa Profissional em Administração Pública (Mestrado Profissional)

Mestrando do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em rede da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (PROFIAP/ANDIFES), MBA em Gestão Pública (2015) pelo Instituto Prominas, Universidade Candido Mendes, (UCAM) e bacharel em Administração (2012) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Foi Chefe do Setor de Alimentação e Moradia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFSJ (2014-2019). Atualmente é Técnico Administrativo da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFSJ. Tem experiência na área de administração de materiais e patrimônio, recursos humanos e assistência estudantil.

Paulo Henrique de Lima Siqueira, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ - Minas Gerais - Brasil Programa Profissional em Administração Pública (Mestrado Profissional)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa(1999), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(2004) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras(2013). Atualmente é Revisor de periódico da Organizações Rurais e Agroindustriais (UFLA), Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del-Rei, Revisor de periódico da Revista Economia & Gestão, Revisor de periódico da REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS REGIONAIS E URBANOS, da Universidade Federal de Ouro Preto, Revisor de periódico da REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e Revisor de periódico da JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Competitividade, Cadeia Agroindustrial, Cana-de-açúcar.

Daniela Martins Diniz, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ - Minas Gerais - Brasil Programa Profissional em Administração Pública (Mestrado Profissional)

Professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC. Professora do Mestrado PROFNIT (Programa Stricto Sensu em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da UFSJ). Doutora em Administração pela UFMG na linha de 'Gestão e Tecnologias Gerenciais'. Mestre em Administração pela PUC Minas, na linha de 'Inovação e Conhecimento'. Possui experiência em docência e pesquisa em instituições de ensino, como a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua trajetória acadêmica inclui participação em projetos de pesquisa e publicações nas áreas de Inovação e Transferência de Tecnologia; Liderança e Gestão de Pessoas; Empreendedorismo e Capital Social, dentre outros temas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-17

Edição

Seção

Artigo