Gestão da Extensão na UFSM: uma análise a partir do Balanced Scorecard

Autores

  • Taiani Bacchi Kienetz Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelmara Mendes Vieira Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas Programa de Pós-Graduação em Administração Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil http://orcid.org/0000-0002-8847-0941

Palavras-chave:

Extensão, Universidade, Balanced Scorecard

Resumo

 

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise da gestão da extensão na Universidade Federal de Santa Maria a partir da ferramenta Balanced Scorecard. Buscou-se compreender o contexto da Extensão Universitária na instituição estudada abarcando também as questões de âmbito nacional que influenciam a referida temática a partir das perspectivas do Aprendizado e Crescimento, Financeira, do Cliente e dos Processos Internos. Conclui-se com o BSC como ferramenta de planejamento permitiu contemplar todas as questões que permeiam os processos da Extensão Universitária, viabilizando a definição de objetivos que visam fortalecer a Extensão, valorizando os extensionistas e as ações desenvolvidas. Em uma segunda instância, a aplicação do BSC permite identificar processos críticos que necessitam de otimização para que seja viabilizada a ampliação das ações existentes para outros territórios e a proposição de novas ações de maneira a ampliar os benefícios oferecidos a sociedade a partir da formação de acadêmicos e do estreitamento das relações entre universidade e sociedade.

Biografia do Autor

Taiani Bacchi Kienetz, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2017) e Mestrado em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Atualmente é Técnica-Administrativa no cargo de Administradora na Universidade Federal de Santa Maria. Atuou nos anos de 2014 a 2017 como Administradora na Pró-Reitoria de Extensão da UFSM. Tem experiência nas seguintes áreas: Auditoria Contábil, Extensão Universitária e Gestão por Processos.

 

Downloads

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigo