PROCESSO DE ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR E ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE: A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA SEGUNDO OS GRADUANDOS DA UEMG -- IBIRITÉ
Palavras-chave:
Escolha do Curso Superior, Licenciatura, Universidade, DocênciaResumo
A sociedade contemporânea tem presenciado nas últimas décadas um crescimento no número de instituições e de alunos que ingressam na graduação. Não distante desse contexto, insere-se a escolha e o interesse pelo magistério. Neste sentido, torna-se relevante compreender o processo de escolha do curso superior pelos alunos concluintes dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG -- Ibirité) e suas perspectivas sobre a docência, considerando se, de fato, vislumbram esse destino profissional, uma vez que se presencia na atualidade certo desinteresse pela profissão. No que se refere ao desenho metodológico, a pesquisa adotou procedimentos variados, com vistas a compreender o objeto de estudo. Entre os métodos utilizados, destacam-se: entrevistas; questionário sobre as trajetórias sociais e escolares dos sujeitos; e pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática. Constatou-se que, em geral, o número de mulheres ainda prevalece fortemente nos cursos voltados ao magistério. Predomina, também, ao lado da feminização, o que outros estudos desvelaram sobre o perfil socioeconômico de quem escolhe o magistério: ele está atrelado, em grande parte, a sujeitos pertencentes a famílias de classes menos favorecidas economicamente. A pesquisa também revelou que a escolha pelas licenciaturas é influenciada por outros fatores, como maior chance de aprovação no vestibular e moradia próxima à universidade.
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
AMARAL, D. P.; OLIVEIRA, F. B. O Prouni e a conclusão do ensino superior: novas trajetórias pessoais e profissionais dos egressos. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 861-890, out./dez. 2011.
BASTOS, J. C. Efetivação de escolhas profissionais de jovens oriundos do ensino público: um olhar sobre suas trajetórias. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 31-43, dez. 2005.
BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
_______. Sociologia: sociologia. Coletânea Grandes Cientistas Sociais.Org. Renato Ortiz. São Paulo: Ática, 1983.
BRAGA, M. M.; PEIXOTO, M. do C.; BOGUTCHI, T. Tendências da demanda pelo ensino superior: um estudo de caso da UFMG. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 129-152, jul. 2001.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. Professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
GATTI, B. A. et al. Atratividade da carreira docente no Brasil. Relatório de Pesquisa. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2009.
INEP. MEC. Sinopses Estatísticas da Educação Superior. Brasília: INEP, 1991-2012.
LEME, L. F. Atratividade do magistério para o ensino básico: estudo com ingressantes de cursos superiores da Universidade de São Paulo. (Catálogo USP). São Paulo, 2012.
LOUZANO, P. et al. Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação docente no Brasil. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 47, p. 543-568, set./dez. 2010.
MORETTO, C. F. Ensino superior, escolha e racionalidade: os processos de decisão dos universitários do município de São Paulo. Tese (Doutorado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. 2002.
NOGUEIRA, C. M. M. Dilemas na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: o processo de escolha do curso superior. 2004. Tese (Doutorado em Educação) -- Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
_______. Escolha racional ou disposições incorporadas: diferentes referenciais teóricos na análise sociológica do processo de escolha dos estudos superiores. Estudos de Sociologia, Recife, v. 18, p. 10-40, 2013.
NOGUEIRA, C. M. M.; PEREIRA, F. G. O gosto e as condições de sua realização: a escolha por pedagogia entre estudantes com perfil social e escolar mais elevado. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 03, p. 15-38, 2010.
OLIVEIRA, M. C. V. Duas formas de se pensar os determinantes da prática ou do consumo cultural na Sociologia: Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. In: IV ENECULT -- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Faculdade de Educação/UFBA, Salvador (BA). 28 a 30 de maio de 2008. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/wordpress/?page_id=721>. Acesso em: 28 de março de 2018.
RISTOFF, D. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 723-747, nov. 2014.
RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Orgs.) Democratização no campus. Brasília, 25 e 26 de outubro de 2005. Brasília: INEP, 2006.
TARTUCE, G. L.; NUNES, M. M. R.; ALMEIDA, P. C. A. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 445-477, maio/ago. 2010.
VALLE, I. R. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p.145-177, 2006.
VARGAS, H. M. Aqui é assim: tem curso de rico pra continuar rico e curso de pobre pra continuar pobre. In: 33ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2010, Caxambu ‒ MG. Anais da Anped, Caxambu: Anped, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/pos/mestredu/index.php/agenda/eventos/151-33o-reuniao-anual-da-anped>. Acesso em: 28 de março de 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.