PROCESSO DE ESCOLHA DO CURSO SUPERIOR E ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE: A OPÇÃO PELA DOCÊNCIA SEGUNDO OS GRADUANDOS DA UEMG -- IBIRITÉ

Autores

  • Tatiane Pinto Carvalho UEMG
  • Carla Moreira Lana Vieira UEMG

Palavras-chave:

Escolha do Curso Superior, Licenciatura, Universidade, Docência

Resumo

A sociedade contemporânea tem presenciado nas últimas décadas um crescimento no número de instituições e de alunos que ingressam na graduação. Não distante desse contexto, insere-se a escolha e o interesse pelo magistério. Neste sentido, torna-se relevante compreender o processo de escolha do curso superior pelos alunos concluintes dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG -- Ibirité) e suas perspectivas sobre a docência, considerando se, de fato, vislumbram esse destino profissional, uma vez que se presencia na atualidade certo desinteresse pela profissão. No que se refere ao desenho metodológico, a pesquisa adotou procedimentos variados, com vistas a compreender o objeto de estudo. Entre os métodos utilizados, destacam-se: entrevistas; questionário sobre as trajetórias sociais e escolares dos sujeitos; e pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática. Constatou-se que, em geral, o número de mulheres ainda prevalece fortemente nos cursos voltados ao magistério. Predomina, também, ao lado da feminização, o que outros estudos desvelaram sobre o perfil socioeconômico de quem escolhe o magistério: ele está atrelado, em grande parte, a sujeitos pertencentes a famílias de classes menos favorecidas economicamente. A pesquisa também revelou que a escolha pelas licenciaturas é influenciada por outros fatores, como maior chance de aprovação no vestibular e moradia próxima à universidade.

Biografia do Autor

Tatiane Pinto Carvalho, UEMG

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Licenciada em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da UEMG.

Carla Moreira Lana Vieira, UEMG

Graduada em Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

AMARAL, D. P.; OLIVEIRA, F. B. O Prouni e a conclusão do ensino superior: novas trajetórias pessoais e profissionais dos egressos. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 861-890, out./dez. 2011.

BASTOS, J. C. Efetivação de escolhas profissionais de jovens oriundos do ensino público: um olhar sobre suas trajetórias. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 31-43, dez. 2005.

BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

_______. Sociologia: sociologia. Coletânea Grandes Cientistas Sociais.Org. Renato Ortiz. São Paulo: Ática, 1983.

BRAGA, M. M.; PEIXOTO, M. do C.; BOGUTCHI, T. Tendências da demanda pelo ensino superior: um estudo de caso da UFMG. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 129-152, jul. 2001.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. Professores no Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GATTI, B. A. et al. Atratividade da carreira docente no Brasil. Relatório de Pesquisa. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2009.

INEP. MEC. Sinopses Estatísticas da Educação Superior. Brasília: INEP, 1991-2012.

LEME, L. F. Atratividade do magistério para o ensino básico: estudo com ingressantes de cursos superiores da Universidade de São Paulo. (Catálogo USP). São Paulo, 2012.

LOUZANO, P. et al. Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação docente no Brasil. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 47, p. 543-568, set./dez. 2010.

MORETTO, C. F. Ensino superior, escolha e racionalidade: os processos de decisão dos universitários do município de São Paulo. Tese (Doutorado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. 2002.

NOGUEIRA, C. M. M. Dilemas na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: o processo de escolha do curso superior. 2004. Tese (Doutorado em Educação) -- Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

_______. Escolha racional ou disposições incorporadas: diferentes referenciais teóricos na análise sociológica do processo de escolha dos estudos superiores. Estudos de Sociologia, Recife, v. 18, p. 10-40, 2013.

NOGUEIRA, C. M. M.; PEREIRA, F. G. O gosto e as condições de sua realização: a escolha por pedagogia entre estudantes com perfil social e escolar mais elevado. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 03, p. 15-38, 2010.

OLIVEIRA, M. C. V. Duas formas de se pensar os determinantes da prática ou do consumo cultural na Sociologia: Pierre Bourdieu e Bernard Lahire. In: IV ENECULT -- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Faculdade de Educação/UFBA, Salvador (BA). 28 a 30 de maio de 2008. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/wordpress/?page_id=721>. Acesso em: 28 de março de 2018.

RISTOFF, D. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 723-747, nov. 2014.

RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Orgs.) Democratização no campus. Brasília, 25 e 26 de outubro de 2005. Brasília: INEP, 2006.

TARTUCE, G. L.; NUNES, M. M. R.; ALMEIDA, P. C. A. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 445-477, maio/ago. 2010.

VALLE, I. R. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p.145-177, 2006.

VARGAS, H. M. Aqui é assim: tem curso de rico pra continuar rico e curso de pobre pra continuar pobre. In: 33ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2010, Caxambu ‒ MG. Anais da Anped, Caxambu: Anped, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/pos/mestredu/index.php/agenda/eventos/151-33o-reuniao-anual-da-anped>. Acesso em: 28 de março de 2018.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigo