DIMENSÕES RELEVANTES À POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DO SISTEMA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DA BAHIA

Autores

Palavras-chave:

Política Pública, Financiamento Público, Educação Superior, Sistema Estadual de Educação Superior, Universidades Estaduais da Bahia.

Resumo

Este estudo aborda o tema da política de financiamento para as instituições integrantes do Sistema de Educação Superior do Estado da Bahia, tomando-se como recorte a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Para tanto, o estudo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratório-descritiva, bibliográfica e documental, com o objetivo de identificar dimensões relevantes à compreensão das demandas por recursos públicos no processo de financiamento dessa instituição, no período de 2005 a 2014. Esses resultados apontam para a identificação de três dimensões subjacentes à compreensão desse fenômeno: a oferta de atividades universitárias (dimensão acadêmica); a política de qualificação docente, de valorização do corpo técnico-administrativo e de assistência estudantil (dimensão política); e a demanda por infraestrutura, no que se refere à manutenção e expansão dos investimentos em ativos fixos, laboratórios e tecnologia da informação (dimensão econômica). O estudo sistematiza ainda contribuições para subsidiar a discussão, implementação e aperfeiçoamento da política de financiamento para esse Sistema Estadual de Educação Superior, e procura superar incompreensões políticas e teórico-metodológicos na discussão do papel e relevância dessas universidades estaduais no contexto dos sistemas públicos de educação superior no Brasil.

Biografia do Autor

Antônio Macêdo Mota Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação também pela UNEB. Atua como Analista Universitário da Área de Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Sergio Henrique Conceição, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XIX – Camaçari e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

Artigo