ESTRATÉGIAS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM SEUS DESLOCAMENTOS DIÁRIOS DE E PARA A UFRJ

Autores

Palavras-chave:

Desigualdades educacionais. Deslocamento urbano. Ensino Superior.

Resumo

Neste artigo pretendemos apresentar uma parte da pesquisa realizada com estudantes de licenciatura em ciências sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Dentre as questões abordadas no artigo a problemática central é: Quais são as estratégias dos estudantes com o deslocamento diários para a universidade? Aspectos relacionados ao local de moradia, incluindo cidade e bairro e não excluindo os meios de transporte, são algumas das questões discutidas e debatidas neste artigo e abrem caminhos para futuras discussões sobre desigualdades educacionais e uma geografia de oportunidades para além de políticas públicas focadas no acesso dos estudantes ao ensino superior público.  O artigo utilizou-se de uma pesquisa qualitativa mesclando entrevista e questionário a fim de realizar um levantamento acerca desses alunos. Os resultados apontam que o prestígio e a possibilidade de estudar na UFRJ faz com que estratégias para driblar os desafios diários relacionados a distância sejam criadas por estes estudantes a fim de realizar a graduação

Biografia do Autor

Sara Esther Dias Zarucki Tabac, Doutoranda em Ciências Sociais UERJ/ PPCIS

Doutoranda em Ciências Sociais PPCIS\UERJ (2017-2021), Mestra em Ciências Socias PUC-Rio (2012), Especialista em Sociologia Urbana UERJ (2016) , Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais PUC-Rio (2009). Atualmente realizo pesquisas na área da sociologia da educação, educação e modernidade, acesso e permanência de estudantes no ensino superior e formação de professor de sociologia. 

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Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

Artigo