ESTRATÉGIAS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS EM SEUS DESLOCAMENTOS DIÁRIOS DE E PARA A UFRJ
Palavras-chave:
Desigualdades educacionais. Deslocamento urbano. Ensino Superior.Resumo
Neste artigo pretendemos apresentar uma parte da pesquisa realizada com estudantes de licenciatura em ciências sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Dentre as questões abordadas no artigo a problemática central é: Quais são as estratégias dos estudantes com o deslocamento diários para a universidade? Aspectos relacionados ao local de moradia, incluindo cidade e bairro e não excluindo os meios de transporte, são algumas das questões discutidas e debatidas neste artigo e abrem caminhos para futuras discussões sobre desigualdades educacionais e uma geografia de oportunidades para além de políticas públicas focadas no acesso dos estudantes ao ensino superior público. O artigo utilizou-se de uma pesquisa qualitativa mesclando entrevista e questionário a fim de realizar um levantamento acerca desses alunos. Os resultados apontam que o prestígio e a possibilidade de estudar na UFRJ faz com que estratégias para driblar os desafios diários relacionados a distância sejam criadas por estes estudantes a fim de realizar a graduação
Referências
AGIER, Michel. Antropologia da cidade: lugares, situações, movimentos. Editora Terceiro Nome, 2018.
ALMEIDA, W. M. Estudantes com desvantagens econômicas e educacionais e fruição da universidade. Cad. CRH, v. 20, n. 49, jan.abr. 2007.
ALMEIDA, W. M. USP para todos? Estudantes com desvantagens socioeconômicas e educacionais e fruição da universidade pública. São Paulo: Musa editora, 2009.- Musa Sociologia.1967.7-43, 1995.
Borja, Jordi, et al. Local y global: la gestión de las ciudades en la era de la información. Madrid: Taurus, 1998.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura."In: Escritos de educação 8, Editora Vozes, 1998. pp. 39-64.
BOURDIEU, Pierre. Futuro de classe e causalidade do provável. In: NOGUEIRA, Maria Alice, CATANI, Afrânio Mendes (Org.). Escritos de educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.p.81-126.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2005. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm >. Acesso em 10 de dezembro de 2014.
CARDOSO, Ruth CL; SAMPAIO, Helena. Estudantes universitários e o trabalho. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, n. 9, p. 30-50, 1994.
CARNEIRO, Sandra de Sá. Rio, Zona Norte e Zona Sul: fronteiras para além dos estigmas Cidade: olhares e trajetórias. Rio de Janeiro: Garamond, p. 193-217, 2009.
DE QUEIROZ RIBEIRO, Luiz Cesar; KOSLINSKI, Mariane C. Fronteiras urbanas da democratização das oportunidades educacionais: o caso do Rio de Janeiro. Desigualdades urbanas, desigualdades escolares, p. 121, 2010.
DUBET, François. As desigualdades multiplicadas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça na era pós socialista. Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. Brasília: Editora Universidade de Brasília, p. 245-282, 2001.
HONORATO, Gabriela; HERINGER, Rosana (Ed.). Acesso e sucesso no ensino superior: uma sociologia dos estudantes. FAPERJ, 2015.
KOSLINSKI, Mariane Campelo; ALVES, Fátima; LANGE, Wolfram Johannes. Desigualdades educacionais em contextos urbanos: um estudo da geografia de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 125, p. 1175-1202, Dec. 2013. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302013000400009&lng=en&nrm=iso>.
MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1976.
PEIRANO, Mariza. 2014. Etnografia não é método. Horizontes Antropológicos/ UFRGS. IFCH, PPGAS, Porto Alegre: PPGAS, Ano 20, no. 42, p.377-391.
RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz et al. Desigualdades urbanas, desigualdades escolares. Rio de janeiro: Letra Capital, 2010.
SIMMEL, Georg. Metrópole e vida mental In: VELHO, Otávio G.(org.) O fenômeno urbano. 1976.
TELLES, Vera da Silva. A cidade nas fronteiras do legal e ilegal. Belo Horizonte, MG. Argvmentvm, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.