MELHORES PRÁTICAS ADOTADAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: PLATAFORMA SUCUPIRA

Autores

  • Girlei Dario Zemolin Teixeira Universidade Federal de Santa Maria
  • Breno Augusto Diniz Pereira Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0001-7387-5033
  • Aline Aparecida Zuge Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Programa de Pós-Graduação, Plataforma Sucupira, Avaliação, Melhores Práticas.

Resumo

RESUMO: As atividades de pesquisa no brasil estão basicamente concentradas nos cursos e programas de pós-graduação das universidades. Todavia, nestas instituições não existe a função única de pesquisador, cabendo aos docentes desempenhar as funções didáticas e de pesquisa, bem como outras atividades, como, por exemplo: assumir funções administrativas, de extensão e de representação. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo identificar junto aos coordenadores de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria os melhores processos/práticas na inclusão dos dados de seus programas nos relatórios da Plataforma Sucupira, buscando um modelo de gestão que impacte no conceito final dado ao curso pela Capes e que possa servir de base para outros cursos ou mesmo para outros coordenadores que estejam, por exemplo, assumindo uma chefia na função de coordenador, como base para sua inclusão de dados, adequando-se a sua necessidade e a realidade de sua área de atuação. Foram pesquisados os programas de pós-graduação – PPG´S, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM considerados de excelência, ou seja, que obtiveram conceitos de 5 a 7 na última avaliação quadrienal da capes (2013 – 2016).

Biografia do Autor

Girlei Dario Zemolin Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Luterana do Brasil (2000). Especialização em Administração e Gestão Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Mestre em Gestão de Organizações Públicas (2019). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal de Santa Maria no cargo de Secretário do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado/Doutorado.

Breno Augusto Diniz Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

possui Graduação em Curso de Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP/CCSH/UFSM) e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP/CCSH/UFSM) . Tem experiência na área de Administração e Administração Pública, com ênfase de pesquisas em gestão e Governança Pública (New Public Governance). Na área pública trabalha também com o desenvolvimento de ferramentas para a melhoria da eficiência e eficácia de acordo com a New Public Management.

Aline Aparecida Zuge, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Especialização em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FACINTER (2004). Em 2007 assumiu o cargo de Agente de Polícia Federal, no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dentro da instituição especializou-se na área do Direito Internacional, Migrações e Tráfego Internacional de Pessoas. Mestranda no Programa de Administração Pública - UFSM (2019).

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Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigo