Os impactos do incentivo à qualificação sob a perspectiva da gestão da Coordenação de Gestão de Pessoal – CGP - PR4 – UFRJ.
Palavras-chave:
Incentivo à Qualificação, Educação Corporativa, Técnico Administrativo em Educação.Resumo
Este artigo tem como principal objetivo analisar os impactos do incentivo à qualificação na gestão de pessoal, tendo como unidade de estudo a Coordenação de Gestão de Pessoal – PR4 - UFRJ. Utilizou-se o método descritivo. O instrumento de coleta de dados foram uma entrevista semi-estruturada com o gestor, consulta a relatório do sistema de gestão de recursos humanos da UFRJ e revisão da legislação voltada ao tema. Para tratamento dos dados coletados, optou-se pela abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa bibliográfica concentrou-se no desenvolvimento dos temas: conceitos de educação, educação corporativa e incentivo à qualificação. Os resultados apontaram para os impactos efetivos no sentido de que a coordenação possui um quadro funcional com uma qualificação acima da exigida pelo cargo, outro aspecto percebido é o desafio de alocar essas pessoas capacitadas para as atribuições originárias do cargo de forma que atendam os objetivos institucionais sem causar falta de motivação e de perspectiva nos servidores qualificados. Concluiu-se que, há benefícios produzidos pelo IQ, pontos a serem melhorados pela gestão e que o tema pode ser estendido para toda universidade no sentido de enriquecer o debate e apreciar outros pontos de vista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.