Os impactos do incentivo à qualificação sob a perspectiva da gestão da Coordenação de Gestão de Pessoal – CGP - PR4 – UFRJ.

Autores

  • Aerton Jones Gonçalves Truta Universidade Federal do Rio de Janeiro. - UFRJ

Palavras-chave:

Incentivo à Qualificação, Educação Corporativa, Técnico Administrativo em Educação.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar os impactos do incentivo à qualificação na gestão de pessoal, tendo como unidade de estudo a Coordenação de Gestão de Pessoal – PR4 - UFRJ.  Utilizou-se o método descritivo. O instrumento de coleta de dados foram uma entrevista semi-estruturada com o gestor, consulta a relatório do sistema de gestão de recursos humanos da UFRJ e revisão da legislação voltada ao tema.  Para tratamento dos dados coletados, optou-se pela abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa bibliográfica concentrou-se no desenvolvimento dos temas: conceitos de educação, educação corporativa e incentivo à qualificação. Os resultados apontaram para os impactos efetivos no sentido de que a coordenação possui um quadro funcional com uma qualificação acima da exigida pelo cargo, outro aspecto percebido é o desafio de alocar essas pessoas capacitadas para as atribuições originárias do cargo de forma que atendam os objetivos institucionais sem causar falta de motivação e de perspectiva nos servidores qualificados. Concluiu-se que, há benefícios produzidos pelo IQ, pontos a serem melhorados pela gestão e que o tema pode ser estendido para toda universidade no sentido de enriquecer o debate e apreciar outros pontos de vista.

Biografia do Autor

Aerton Jones Gonçalves Truta, Universidade Federal do Rio de Janeiro. - UFRJ

Graduado em Ciências Contábeis pela universidade Cândido Mendes.

Pós graduado em Gestão Pública pela universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalha na universidade Federal do Rio de Janeiro na Pró Reitoria de Pessoal na função de Técnico em Contabilidade.

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Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Artigo