Proposta de um Módulo Informatizado de Trilhas de Aprendizagem por Competências

Autores

Palavras-chave:

Trilhas de Aprendizagem, Gestão por Competências, Módulo Informatizado, Design Instrucional.

Resumo

Objetivando atender a demanda por atividades de capacitação voltadas a prática das organizações públicas com um dispositivo informatizado que proporcione desenvolvimento de competências estratégicas para as organizações e simultaneamente estimule os seus colaboradores com a perspectiva de flexibilidade na escolha do tipo e modalidade mais apropriado a sua forma de apreender  foi realizado o estudo aplicando a metodologia de pesquisa-ação, com aporte comparativo da experiência de quatro organizações brasileiras referenciadas na temática de capacitação e trilhas de aprendizagem. Nesse intuito, foram utilizados: a decomposição de competências, o template adaptado do modelo de Instructional Design Made Easy (Bruce, 1997, 1999, 2004) para elaborar questões a serem utilizadas antes e depois do contato com o material didático das atividades de aprendizagem com o propósito de testar o alcance do objetivo instrucional que apontou acréscimo de repertório aos participantes e possibilitou o planejamento e a concepção de um módulo informatizado de trilhas de aprendizagem para compor um sistema informatizado de gestão por competências em uso desde 2014. Desta forma, o protótipo do módulo de trilhas de aprendizagem por competências aguarda a estabilização da crise de saúde mundial provocada pelo COVID-19 e o retorno das atividades do Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GESTCOM) para ser testado e implantado com a proposta de atender aos preceitos do desenvolvimento de pessoas estabelecido pela administração pública brasileira.

Biografia do Autor

Rosana Augusto Chagas, Universidade Fernando Pessoa

Possui graduação de bacharel em Administração (1992) , Especialização em Implantação de Sistemas de Informações Gerênciais - SIG (2001), Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável, linha de pesquisa gestão publica (2013), pela Universidade Federal do Pará-UFPA. É doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Ferando Pessoa - PT. Pertence a carreira técnico administrativo em educação da UFPA, cargo Administrador. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Gestão por Competências e Trilhas de Aprendizagem.

Nuno Magalhães Ribeiro, Universidade Fernando Pessoa

Possui doutorado em PhD in Computer Science - University of York (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Fernando Pessoa. Tem experiência na área da Engenharia Informática com ênfase em Multimédia, Design de Interação (HCI) e Deenvolvimento de Aplicações para a Educação. Doutor em Computer Science (Ph.D.) pela Universidade de York (U.K.) na área das Interfaces Multimédia Inteligentes. Mestre e Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de Informática e Sistemas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Coordenador de Cursos da Área Científica de Informática da UFP: Licenciatura (1º ciclo) e Mestrado (2º ciclo) em Engenharia Informática, ramos Sistemas de Informação Multimédia e Computação Móvel; Curso de Especialização Tecnológica em Programação de Aplicações Web (CET-PAW) e Pós-graduação em Gestão e Administração de Redes Windows (PG-GARW). Docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UFP, leciona unidades curriculares de Multimédia e Tecnologias Interativas, Codificação e Representação Multimédia, Sistemas Digitais e Eletrónica Aplicada. Autor de livros técnicos "Multimédia e Tecnologias Interativas", publicado pela FCA (atualmente na 5ª edição), "Tecnologias de Compressão Multimédia", publicado pela FCA, "Enhancing Digital Information Awareness: Humanising User Interfaces with Speech-based Assistants", publicado pela VDM Verlag e "Informática e Competências Tecnológicas para a Sociedade da Informação", publicado pelas Edições da UFP (atualmente na 2ª edição). Investigador no Centro de Estudos e Recursos Multimediáticos da UFP (CEREM), nas áreas de Visão por Computador, Realidade Aumentada e Open Linked Data. Orientador de doutoramentos em Computação Emocional e Visualização de Informação Multimédia. Participou em projetos de I&D no Centro Multimédia da Universidade do Porto (CMUP) e no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC).

Thiago Dias Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos (2001), doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2008). Leciona na faculdade de Psicologia e no Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará como professor Associado I. Atualmente, o docente trabalha na implantação e estudo do modelo de Gestão por Competências, Dimensionamento da Força de Trabalho e Trilhas de Aprendizagem na Administração Pública, prestando assessoria para diferentes órgãos federais e estaduais.

Referências

Alho Marisa Rodrigues; de Carvalho, Paulo André Mattos Tecnologia da Informação e os Novos Modelos de Gestão de Pessoas. Monografia de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. Fundação Instituto de Administração Instituição conveniada com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP, 2007. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A2588C259501588D6014531214. Consultado em 15/04/2020.

Braga, Juliana (Org.). Objetos de Aprendizagem Volume 1: introdução e fundamentos. Santo André: UFABC,. Página 157, 2015. Disponível em: pesquisa.ufabc.edu.br/intera/?page_id=370. Consultado em 01/03/2019.

Brasil. Universidade Federal do Pará – UFPA. Faculdade de Psicologia - FAPSI informações sobre Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional - GESTCOM (2020). Disponível em: https://www.gestcompesquisas.com/. Consultado em 05/06/2020.

_____. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto. Institui a Política para o Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 ago. 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9991.htm. Consultado em: 20/05/2020.

______. Decreto nº 9.203, de 22 de novembro. Dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 nov. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9203.htm. Consultado em 20/05/2020.

Brandão, Hugo Pena. Mapeamento de Competências: Métodos, técnicas e aplicações em gestão de pessoas. Atlas. São Paulo, 2012.

Bruce, Guy S. Instructional Design Made Easy. A workbook for Designing Accelerated Learning Program. 2ª edição. Performance Management Publisher. Atlanta. (1997, 1999 e 2004).

Capano Gerardo; Steffen Ivo. A evolução dos modelos de Gestão por Competências nas empresas. Boletim Técnico do SENAC. Vol.38, n.2, 2012. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/issue/view/20. Consultado em 06/06/2020.

Carneiro, Mara Lúcia Fernandes, Silveira, Milene Selbach. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, (spe 4), 235-260, 2014. https://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38662. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38662. Consultado em 06/07/2019.

Chagas Rosana Augusto. Gestão por Competências: A implantação na CEF, EMBRAPA e TCU. Dissertação de mestrado PPPDTU do NAEA da UFPA, 2013. Disponível em http://www.ppgdstu.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/Dissertacoes/2013 /ROSANA-DISSERTA%C3%87%C3%83O%2022set2013.pdf. Consultado em 08/06/2020.

Chagas Rosana Augusto; Ribeiro Nuno Magalhães; Costa Thiago Dias. Trilhas de Aprendizagem por Competências: Os ensaios da UFPA. I Workshop em Criatividade, Inovação e Inteligência Artificial. Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE). Universidade Federal do Pará (UFPA), 2018. Disponível em: https://aedi.ufpa.br/criar/2018/anais.html. Consultado em 05/06/2020.

Costa, Thiago Dias e Ramos. Camila Carvalho Apostila Gestão por Competências do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas com ênfase em competências da Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/retrieve/167445/eBook_Gestao_Pessoas_Competencias-Especializacao_em_Gestao_de_Pessoas_UFBA.pdf. Consultado em 24/08/2020.

Dutra, Joel Souza; Fleury, Maria Tereza Leme; Ruas, Roberto. Organizadores. Competências: conceitos, métodos e experiências. 1.ed. 3. reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

Fernandes, João M.; Machado Ricardo J. Requisitos em projetos de software e de sistemas de informação. Primeira edição. Editora Novatec LTDA. São Paulo/SP, 2017.

Freitas, Isa Aparecida; Brandão, Hugo Pena. Trilhas de Aprendizagem como Estratégia para Desenvolvimento de Competências. Anais do 29° Encontro Anual da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Administração – ENANPAD, Brasília, ANPAD, 2005. Disponível em http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2005-gpra-0316.pdf. Consultado em 04/04/2020.

Hogle, Pamela Mager's Criterion-Referenced Instruction Approach Ideal for Self-Paced elearning. Learning Solutions Online Conference, 2017. Disponível em: https://learningsolutionsmag.com/articles/2359/magers-criterion-referenced-instruction-approach-ideal-for-self-paced-elearning. Consultado em 09/06/2020.

Le Boterf, Guy. Desenvolvendo a competência dos profissionais. trad. Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre, Artmed, 2003.

Lopes, Patrícia, & Lima, Gercina Angela. Estratégias de Organização, Representação e Gestão de Trilhas de Aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura. Perspectivas em Ciência da Informação, 24(2), 165-195. Epub September 02, 2019. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/3862. Consultado em 03/01/2020.

Ramos, C., Costa, T., Borba, A., & Barros, R. Uma abordagem comportamental para a descrição de competências em uma instituição pública federal. Perspectivas em Análise do Comportamento, 7(1), 133-146, 2017. https://doi.org/10.18761/pac.2015.029. Disponível em: https://revistaperspectivas.emnuvens.com.br/perspectivas/article/view/177. Consultado em 11/06/2020.

Teixeira, M., Sampaio, P., & Morgado, E. Uma Abordagem Integrada para o desenvolvimento de Blended Peer-Assisted Learning, 2010. Disponível em: http://pt.calameo.com/read/0000277352f5d22d007c1. Consultado em: 20/08/2017.

Thiollent, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18 edição. São Paulo. Ed. Cortez, 2011.

Zarafian, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. Tradução: Eric Roland René Heneault. São Paulo: Editora Senac, 2003.

Downloads

Publicado

2021-06-17

Edição

Seção

Artigo